Menu - Pages

28 de abr. de 2013

Casos de acidentes de trabalho são subnotificados no RN, diz MPT

Mais de 23 mil trabalhadores foram vítimas de algum tipo de acidente de trabalho entre os anos de 2009 e 2011 no Rio Grande do Norte. Estes são os últimos dados atualizados disponíveis no Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, documento elaborado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A quantidade, no entanto, pode ser bem maior. Segundo Ileana Neiva, procuradora regional do Trabalho no RN, "os casos são subnotificados".

Titular da Coordenadoria Regional em Defesa do Meio Ambiente de Trabalho, a procuradora explica que muitas empresas não notificam os acidentes ao INSS - por meio da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) - e também muitos empregados não sabem que podem procurar os sindicatos para cobrar esta comunicação. O resultado disto, segundo Ileana, é que as vítimas de doenças ou acidentes de trabalho ficam sujeitas à um parecer desfavorável quando procuram o INSS para uma perícia médica e, consequentemente, acabam deixando de receber benefícios aos quais teriam direito.

Dentre as doenças adquiridas no trabalho, as mais comuns, ainda segundo a procuradora, são as típicas de lesões físicas, como esmagamentos, choques e quedas. Em seguida, estão casos de lesões por esforços repetitivos (LER) e doenças mentais.No Rio Grande do Norte, mais precisamente em Natal, a procuradora revelou que várias empresas, principalmente grandes redes de supermercados, estão respondendo a ações civis instauradas pelo MPT justamente por se omitirem a prestar as informações necessárias ao INSS. "As empresas precisam ser conscientes da emissão da CAT, sob pena de multas e processos movidos pelo Ministério Público do Trabalho", reforçou Ileana.

Palestras
Para marcar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Doenças e Acidentes de Trabalho, lembrado em 28 de abril, e também o próprio Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, o Ministério Público do Trabalho no RN promoverá, na próxima segunda-feira (29), dois eventos em memória das vítimas de doenças e acidentes de trabalho.

No auditório do Campus Central do IFRN, em Natal, o evento será das 14h às 17h, tendo ainda como palestrantes o auditor fiscal do Trabalho Moizez Martins Júnior e o professor Edwar Abreu Gonçalves. Dentre os temas, serão abordados a Saúde e Segurança do Trabalho, Metas de Produtividade, Estresse Ocupacional e Periculosidade. Na oportunidade, a procuradora Ileana Neiva falará a respeito das possíveis intervenções para prevenir o adoecimento nos setores têxtil, supermercadista e de teleatendimento. Para participar, basta levar uma lata de leite em pó, que será doada a uma instituição de caridade.

Às 18h30, acontece no auditório Albano Franco, da FIERN, também em Natal, evento promovido pelo Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/RN). Neste evento a palestra de Ileana Neiva será sobre 'Absenteísmo e Transtorno Mental' e sua relação com o ambiente de trabalho e a saúde dos trabalhadores.  FONTE: G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARCEIROS DO BLOG - LEIA TAMBÉM