Menu - Pages

25 de ago. de 2015

Teor etílico de cervejas sem álcool é analisado pelo Inmetro;veja o resultado


O Programa de Análise de Produtos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) avaliou dez marcas de cervejas sem álcool vendidas no Brasil, com o objetivo de verificar a real concentração etílica dos produtos. A análise contou com um teste no qual foi usado o etilômetro, popularmente chamado de bafômetro. Os consumidores deste tipo de cerveja foram chamados para verificar se podem ser responsabilizados pelos critérios da Lei Seca, já que estas cervejas podem conter até 0,5% de teor alcoólico.

Simulando uma Operação da Lei Seca, foram selecionados quatro voluntários, entre homens e mulheres com perfis variados em relação ao consumo de álcool. Os resultados foram analisados 15 e 30 minutos após a ingestão. 

Quem consumiu até 700ml passou no teste do bafômetro. “Todos os consumidores passaram no teste do etilômetro sem acusar nenhuma quantidade de álcool, permanecendo 0,0 mg/l em todos os sopros. Portanto, a cerveja com até 0,5% de teor alcoólico pode ser anunciada como ‘sem álcool’ e a ingestão moderada deste tipo de produto não provoca alteração no teste do bafômetro”, informou Rose Maduro, responsável pela análise.

A experiência foi realizada pelo Laboratório do Centro de Tecnologia SENAI/RJ Alimentos e Bebidas, localizado em Vassouras. Já o teste com consumidores e a utilização do etilômetro foi realizado pelo laboratório da Divisão de Fluidos e Físico-Química da Diretoria de Metrologia Legal do Inmetro. Foram analisadas as seguintes marcas: Bavária (0,0%), Brahma (0,0%), Colônia (0,2%), Erdinger (0,4%), Estrella Galicia (0,0%), Itaipava (0,0%), Liber (0,0%), Paulaner (0,4%), Schin(0,0%) e Schneider Weisse Tap 3 (0,3%).

Do Srzd

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARCEIROS DO BLOG - LEIA TAMBÉM