Menu - Pages

21 de ago. de 2015

Atenção! Proprietários têm que emplacar cinquentinhas

Os proprietários de ciclomotores ou motonetas, de cinquenta cilindradas, as chamadas "cinquentinhas", terão que procurar o Departamento Estadual de Trânsito, o Detran, para providenciar o emplacamento de seus veículos. É o que determina uma lei recentemente aprovada no Congresso Nacional em Brasília e sancionada pela presidente Dilma Roussef.

Em cidades onde o trânsito é municipalizado, como é o caso de Natal, Parnamirim e Mossoró, as motos que são pegas rodando sem a placa, estão sendo recolhidas ao pátio do Detran e só saem depois de regularizadas.

Pelas ruas de Santa Cruz, a reportagem encontrou vários proprietários preocupados com os valores de emplacamento que justamente era o que pensavam que não iriam pagar. Um desses proprietários é o Paulo César e segundo ele, um dos motivos para a compra de uma moto de cinquenta cilindradas foi o preço do veículo e a desobrigatoriedade de emplacamento.

O processo de legalização de uma motocicleta é tão complexo que para se ter uma idéia, antes mesmo dela estar pronta na linha de produção da montadora, o número do seu chassi já é enviado para a BIN - Base de Índice Nacional.

Assim sendo, toda e qualquer motocicleta independentemente de sua potência, tem obrigatoriamente que estar cadastrada na BIN e esse cadastramento é de obrigação da concessionária que vendeu o veículo. Essa foi a informação repassada pelo Detran em Santa Cruz, através da coordenadora Lisandra Micaele.

Para iniciar o processo para o emplacamento, o proprietário terá que apresentar duas cópias nota fiscal, original, xerox de identidade e CPF e comprovante de residência do proprietário da motocicleta, ou seja, daquele para o qual foi extraída a nota fiscal.

Os proprietários de motonetas com até 50 cilindradas, conhecidas como “cinquentinhas”, têm até maio de 2016 para licenciar e regularizar a situação dos veículos.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito/ RN (Detran-RN), o prazo só vale para as “cinquentinhas” que estão rodando no estado antes de 31 de julho, data da vigência da lei. As demais já precisam sair emplacadas das concessionárias.

Do http://www.radiosantacruzam.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARCEIROS DO BLOG - LEIA TAMBÉM