Menu - Pages

26 de jul. de 2013

Para pesquisador da UFRN, Brasil não está preparado para terremotos

Professor da UFRN Joaquim Ferreira faz palestra sobre terremotos na SBPC (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Professor Joaquim Ferreira afirma que o Nordeste 
é a principal área de perigo para os abalos sísmicos
(Foto: Katherine Coutinho / G1)
É preciso deixar de lado a crença de que não existem terremotos no Brasil e aprender a lidar com a possibilidade de ocorrência do fenômeno, defendeu o professor professor Joaquim Mendes Ferreira, da equipe de estudos sísmicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). “Se estamos preparados 27 anos depois do terremoto de João Câmara (RN)? 

Eu acho que não. Se acontecer de novo, algumas coisas estão melhores, mas outras estão muito piores”, afirmou o docente durante a conferência 'Terremotos no Nordeste do Brasil: seus efeitos e estudo de suas causas', na programação da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Conhecimento (SBPC), no Recife, nesta sexta-feira (26).
O terremoto em João Câmara, em 1986, teve uma magnitude de 5.1, dentro da escala magnitude de momento sísmico (Mw), destruiu casas e fez com que diversas pessoas vendessem suas propriedades a preços baixos, deixando a cidade. “Ninguém estava preparado para esse evento, o pânico da população foi aproveitado desde para politicagem à compra de terras a preço de banana. Demorou muito até que se estabelecesse a forma adequada de lidar com o problema”, explica Ferreira. Veja a matéria completa aqui!
------------------------------------------------------------------------------------------PUBLICIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARCEIROS DO BLOG - LEIA TAMBÉM