Menu - Pages

28 de mai. de 2013

Campanha salarial 2013 é lançada com ato no Walfredo Gurgel

Imagem InternaCerca de 100 servidores participaram do ato na manhã desta terça-feira, organizado pelo Sindsaúde-RN para o lançamento da campanha salarial 2013. O hospital Walfredo Gurgel foi escolhido para receber o ato não só por ser o maior hospital, mas por ser um símbolo da crise da saúde no estado.
A maior parte dos servidores presentes era do próprio hospital. Aos poucos, os trabalhadores que iam deixando o plantão se somavam ao protesto, colocando o adesivo e acompanhando os discursos. Muitos se somaram, após a convocação pelo carro de som, feita por diretores que trabalham no local, que percorreram todos os setores desde as 6h da manhã de hoje, com panfletos e a pauta. 
“A participação foi muito boa. Contribuiu muito o fato de termos realizado reuniões com os trabalhadores, na sexta e na segunda, explicando a pauta da campanha salarial”, conta Rosália Fernandes, assistente social no Walfredo Gurgel e diretora do Sindsaúde. 

Além dos servidores do Walfredo, a presença de delegações de outros hospitais e do interior do estado permitiu um caráter amplo ao ato. Pouco antes das 10h, chegaram os servidores do Santa Catarina, no transporte enviado pelo sindicato. Foram bastante aplaudidos pelos servidores do Walfredo que já estavam no local. Depois se somaram trabalhadores de outros hospitais e unidades, como o Giselda Trigueiro, o João Machado, o Hemonorte, Lacen e o Ruy Pereira. E de outras cidades, como Parnamirim e Pau dos Ferros.

Antes do início do ato, coordenado por Egídio Júnior, foi feita uma homenagem de um minuto de silêncio à servidora Erineide Galvão, de 45 anos, que faleceu vítima de um câncer, na madrugada de hoje. 

O ato iniciou com a presença de representantes de outros sindicatos, como o Sintest-RN. José Rebouças, coordenador geral do sindicato, fez questão de expressar o pesar pelo falecimento de Erineide, que era casada com um ex-diretor do Sintest-RN. Além de Rebouças, estiveram presentes representantes do sindicato dos motoristas de ambulância e dos trabalhadores dos Correios. 

O Coordenador da CSP-Conlutas/RN e integrante da oposição na educação, Dário Barbosa falou sobre a greve dos professores municipais, que foi mantida na assembleia desta segunda-feira. Ele defendeu a unidade das categorias em luta, no estado e no município.

A vereadora Amanda Gurgel (PSTU) também participou do ato. “A defesa da saúde é também a defesa dos trabalhadores, de quem cuida das pessoas. É por isso que esse ato não é só de vocês”, afirmou. O vereador Sandro Pimentel (PSOL), que participava na Câmara de uma audiência sobre a mortalidade materna, enviou um representante.

Diversos diretores e servidores da saúde se revezaram, discursando para os trabalhadores e os usuários do SUS. Eles denunciaram as condições de trabalho, as perdas salariais e o descaso do governo. 

A denúncia de que a irmã da governadora, a assistente social Ruth Ciarlini, recebia sem trabalhar no hospital de Mossoró foi lembrada em várias falas. Cartazes exigindo que a irmã da governadora bata o ponto eletrônico fizeram sucesso entre os manifestantes e foram levados para os hospitais.

O ato foi encerrado com o discurso de Simone Dutra, coordenadora geral do Sindsaúde-RN. Ela exigiu do governo que negocie neste dia 29 e atenda às reivindicações da categoria. E chamou a todos a construírem a maior assembleia já feita pelos servidores da saúde, no dia 20 de junho. “Vamos negociar assim, mobilizados”, afirmou. FONTE: http://www.sindsaudern.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARCEIROS DO BLOG - LEIA TAMBÉM