Menu - Pages

22 de set. de 2015

Agosto tem recorde histórico de cheques devolvidos, revela Serasa Experian

Agosto de 2015 bateu recorde histórico de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos: 2,11% em relação ao total de compensados, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Cheques sem Fundos. O índice é o mais alto para um mês de agosto desde que o levantamento passou a ser feito, em 1991. Em julho, o percentual de devoluções foi de 2,29%. Já em agosto do ano passado a inadimplência com cheques foi de 2,02%.
Quando se verifica os oito primeiros meses do ano, temos o segundo percentual mais alto para o período desde que a série foi criada, com registro de 2,19% de devoluções, perdendo apenas para os 2,25% de janeiro a agosto de 2009. Entre janeiro e agosto de 2014, o percentual de cheques sem fundos foi de 2,10%.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o aprofundamento da recessão econômica neste terceiro trimestre do ano, gerando um quadro de desemprego mais elevado, tem contribuído para a elevação da inadimplência com cheques no país. Vale mencionar também que inflação e juros mais altos impõem agravamento adicional o atual momento de elevação da inadimplência.

Nos Estados e regiões
Após o processo de revisão efetuado pelo Banco Central sobre as estatísticas de cheques compensados nos estados, iniciado em setembro de 2014, retornaremos à publicação do ranking da inadimplência estadual sobre cheques assim que as informações estiverem disponíveis.

A série histórica deste indicador está disponível em:

*Fonte: Serasa Experian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARCEIROS DO BLOG - LEIA TAMBÉM