Menu - Pages

31 de mai. de 2019

SAAE informa! O abastecimento de água em Santa Cruz nesta sexta-feira (31)

SAAE informa! O abastecimento de água em Santa Cruz nesta sexta-feira (31), está para os seguintes setores:

Bomba 1: Setor Maracujá. Continua o abastecimento regular dos bairros DNER, Miguel Pereira Maia, Barro Vermelho e Mirante do Alto

Bomba 2: Setor Conjunto Cônego Monte. Continua o abastecimento para o setor nas proximidades do Hospital Regional Aluízio Bezerra, Escola Municipal José Rodrigues da Rocha, caixa d'água do SAAE e adjacências

Bomba 3*: Setor Centro. Estão sendo abastecidas as ruas mais baixas do bairro, nas proximidades da Matriz de Santa Rita, Mercado Público, Praça Coronel Ezequiel e adjacências

*Obs. A bomba 3 não tem funcionamento contínuo e só é ativada quando a vazão de água está maior que o normal e abastece sempre os setores mais baixos. A prioridade para abastecimento são as bombas 1 e 2.

Economize água, preserve a vida!

PUBLICIDADE:

Loja Store Multimarcas em Santa Cruz sempre pensando em você






River Plate da Argentina é campeão da Recopa Sul-Americana ao derrotar o Athletico,PR


Um palco completo para a decisão entre o campeão da Libertadores contra o da Sul-Americana. O Monumental de Nuñez tomado e, em campo, dois times medindo forças, que pendeu mais para o River Plate, com a vitória por 3 a 0 sobre o Athletico, em Buenos Aires. 

O resultado reduziu a pó a vantagem trazida pelo Furacão, na vitória de 1 a 0 no primeiro jogo, na Arena da Baixada. Empolgados pelos mais de 60 mil torcedores, o River foi pressão do início ao fim, mas os gols vieram somente no segundo tempo. Fernández abriu o placar de pênalti, enquanto o segundo gol - que deu o título - foi marcado aos 45 minutos por Lucas Pratto. 

Com o Athletico abatido e perdido, Suárez fez o terceiro aos 49 minutos, quando já não era possível conter o grito dos torcedores argentinos. Campeão da Libertadores 2018, o River Plate agora é também campeão da Recopa.

(Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)

30 de mai. de 2019

TV Universitária "Programa CENA POTIGUAR" grava programa com artistas santa-cruzenses

TVU da Universitária Federal do Rio Grande do Norte, esteve em Santa Cruz na útima terça-feira(28)para conhecer a história da cidade através de artistas locais. 

O Trio Arapuá foi um dos entrevistados e em breve estará na tela da TVU e nas redes sociais. Não perca! Cena Potiguar é um interprograma produzido pela TVU da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Prefeitura de Natal convoca mais 142 aprovados no concurso da Secretaria de Saúde

A Prefeitura de Natal convocou mais 142 aprovados no concurso público para a Secretaria de Saúde. Essa convocação acontece depois que os candidatos nomeados anteriormente não se apresentaram ou não quiseram assumir as funções e pediram exoneração.

A lista com os novos profissionais chamados foi publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (30). Segundo a prefeitura, desde o início do processo de convocação foram chamadas mais de 1.900 mil pessoas.

Desta vez, os profissionais vão ocupar os seguintes cargos: auxiliar de farmácia (5); auxiliar de saúde bucal (3); técnico em enfermagem (29); técnico em radiologia (2); técnico em patologia clínica (13); assistente social (4); enfermeiro (20); enfermeiro obstetra (1); farmacêutico (5); farmacêutico bioquímico (1); médico anestesiologista (2); médico clínico geral (30); médico gastroenterologista (1); médico geriatra (1); médico ginecologista (2); médico infectologista (1); médico nefrologista (2); médico neurologista (1); médico obstetra (1); médico pediatra (10); médico psiquiatra (2); médico urgencista (1); nutricionista (1); odontólogo (3); e sanitarista (1).

Os candidatos nomeados devem, no prazo máximo de 30 dias, comparecer ao auditório da Secretaria Municipal de Saúde. A sede da pasta é na Rua Fabrício Pedroza, número 915, bairro de Areia Preta. A Secretaria funciona das 8h às 13h, de segunda a quinta-feira. Lá, os convocados vão receber instruções sobre a documentação necessária para a posse. Se não comparecerem, perderem o direito a exercício do cargo.

Exames

Os aprovados deverão apresentar os seguintes exames: hemograma - tipo sanguíneo; glicemia – VDRL – EAS – EPF – TSH - colesterol – triglicerídeos; eletrocardiograma (laudo e parecer do cardiologista); eletroencefalograma (laudo/parecer do neurologista); laudo de sanidade mental com parecer do psiquiatra; audiometria com parecer do otorrinolaringologista; e Raio X do tórax com parecer do radiologista.

Também é necessário apresentar estes documentos: laudo médico (emitido pela comissão competente/CPMSHT/SEMAD); uma foto 3 por 4 recente; carteira de identidade e CPF; título de eleitor; certidão eleitoral de antecedentes criminais; certificado de reservista (sexo masculino); diploma de habilitação para o cargo; registro no conselho (quando exigido); certidão de antecedentes criminais (estadual e federal); certidão de nascimento ou de casamento; cartão do PIS ou do PASEP (caso seja inscrito); comprovante de residência; carteira de trabalho (incluindo folha do contrato assinado ou não); cartão de conta corrente do Banco do Brasil (caso tenha); e ato de exoneração ou cópia do requerimento no ato da posse (se servidor público).
Via G1/RN

PUBLICIDADE:

Mais um título com Rogério Ceni, Fortaleza é campeão da Copa do Nordeste


O Fortaleza é o campeão da Copa do Nordeste de 2019! O Tricolor de Aço venceu o Botafogo-PB mais uma vez, novamente por 1 a 0, desta vez no Almeidão, em João Pessoa, e conquistou o título inédito na competição regional. Na casa do adversário, os torcedores do Leão fizeram uma festa em três cores, entoando cânticos que ressoam desde a capital cearense.

Assim como aconteceu no jogo de ida, na semana passada, na Arena Castelão, o Fortaleza venceu por 1 a 0 no Almeidão e com gol de Wellington Paulista. Desta vez, a vitória foi construída já aos 3 minutos do primeiro tempo. 

Foi quando a zaga do Botafogo-PB falhou feio. Fábio Alves protegeu a bola para Lula dar o chutão. Só que a bola bateu em Tinga e sobrou para Wellington Paulista, livre, mandar para as redes. E comemorar com mais uma selfie, como fez na ida.

Saiba o que é score e como isso pode ajudá-lo a conseguir crédito


Pagar todas as contas em dia pode gerar muito mais benefícios do que normalmente se imagina. Este comportamento, além de garantir que o nome não será negativado, ajuda na hora de se buscar crédito ou financiamento, benefícios aos quais se torna mais difícil de ter acesso quando se está com o “nome sujo”.

E justamente para definir o comportamento de cada consumidor e garantir uma análise e concessão de crédito mais qualificada e justa, é que o mercado se utiliza do score, uma pontuação dada para cada consumidor, por empresas gestoras de banco de dados, como a Boa Vista. Para esclarecer melhor o que é o score, a Boa Vista responde às perguntas mais comuns de consumidores:
Afinal, o que é o score?

Score é uma palavra inglesa que no português significa ‘pontuação’. Já o termo ‘score de crédito’ significa a pontuação do consumidor para conseguir crédito na praça, tanto por meio de empréstimo, quanto financiamento e carnê. Em outras palavras, ajuda consumidores e empresas a realizarem negócios de crédito com menor custo, mais segurança e agilidade.

O score é um cálculo que considera, entre outros fatores, o histórico de pagamentos, desde as contas do dia a dia até financiamentos mais longos. Com essa informação, os credores avaliam se, dentro de sua política de crédito – cada empresa estabelece a sua –, o consumidor pode receber prazos e taxas mais adequados ao seu perfil. Sem o score e apenas com as informações das dívidas em atraso, o processo de concessão não é tão seguro e preciso.

Como funciona o score da Boa Vista?

A pontuação do score da Boa Vista varia de 0 a 1000. Quanto mais próxima de 1000, indica que o buscador de crédito no mercado tem mais probabilidade de pagar suas contas em dia.

É considerado score “abaixo da média” uma pontuação entre 0 e 549, ou seja, há uma probabilidade baixa do consumidor conseguir pagar dívidas. Quem tem estes pontos provavelmente está com algum registro de inadimplência, contas atrasadas, protestos e até mesmo ações judiciais.

O score “médio” está entre 550 e 624. Com essa pontuação há probabilidade de obter financiamento, crédito ou cartão de crédito. Mas é importante ficar claro que são as concedentes de crédito que determinam se aceitam ou não a pontuação média.

É considerado “bom” o score entre 625 e 699. Com esta pontuação, o mercado de crédito faz a leitura de que o consumidor é um bom pagador.

Tem score “muito bom” quem tem pontuação entre 700 e 799. O consumidor com um score nessa faixa pode até receber condições de crédito mais competitivas dos bancos, financeiras, instituições de crédito e lojas.

São poucos os brasileiros que têm score excelente – entre 800 e 1000 pontos. Por isso, são considerados clientes muito especiais e as possibilidades de crédito são ilimitadas.

Como consultar seu score?

A consulta é simples, rápida e fácil! Primeiro, o consumidor precisa fazer seu cadastro no portal www.consumidorpositivo.com.br (o site da Boa Vista dedicado ao consumidor), caso ainda não o tenha feito. Neste site o consumidor pode checar, gratuitamente, se está ou não com o “nome sujo” e qual é a sua pontuação de crédito. A imagem abaixo exemplifica o score da Boa Vista.

O que pode aumentar o score?

Pagar as contas em dia, ter contas no próprio nome, manter os dados cadastrais (telefone, endereço, e-mail, etc.) atualizados, não fazer muitos pedidos de crédito em curto período de tempo e negociar dívidas são alguns cuidados que contribuem para o aumento do score. Manter o CPF no Cadastro Positivo, o banco de dados com informações de pagamento, também ajuda a ter um score mais alto, uma vez que registra o histórico de pagamento.

Score pode ajudar a conseguir crédito?

Sim, pode: de acordo com a sua pontuação, as empresas podem oferecer as melhores condições de crédito de acordo com o perfil do consumidor. Dessa forma, é possível garantir juros mais baixos e melhores condições de parcelamento.

E mais, com o score, a empresa credora pode verificar, por exemplo, que, apesar de existir uma dívida em atraso, as demais contas estão todas em dia. Nesse caso, o atraso pode representar uma exceção e não a regra, e mostrar que vale pena dar a esse consumidor crédito, com mais prazo e até mesmo menos juros.

29 de mai. de 2019

Noite de quarta-feira no futebol: São Paulo é eliminado da Copa do Brasil e Botafogo consegue classificação na Sul-Americana; Saiba mais



Confira os números sorteados da Mega-Sena que acumula e pode pagar R$ 55 milhões no próximo sorteio


Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.155 realizado na noite desta quarta (29) em São Paulo. O prêmio acumulou e pode pagar R$ 55 milhões no próximo sorteio, marcado para o próximo sábado (1).

Veja as dezenas: 02 - 06 - 27 - 37 - 44 - 47.

A quina teve 91 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 34.590,53. Outras 6.630 apostas acertaram a quadra; cada uma receberá R$ 678,24.

SAAE informa! O abastecimento de água em Santa Cruz nesta quarta-feira (29)


SAAE informa! O abastecimento de água em Santa Cruz nesta quarta-feira (29), está para os seguintes setores:

Bomba 1: Setor Maracujá. Estão sendo abastecidas as ruas mais altas do bairro Maracujá, após os cemitérios públicos até a saída para o Seridó

Bomba 2: Setor Conjunto Cônego Monte. Continua o abastecimento para o setor pelas ruas próximas a Companhia Independente de Polícia Militar, além dos bairros Alegre I e II, Vila Rica e Residencial Alegre

Bomba 3*: Setor Paraíso. Estão sendo abastecidas as ruas mais baixas do bairro, como Rua São Brás, Avenidas I, II e III e adjacências

*Obs. A bomba 3 não tem funcionamento contínuo e só é ativada quando a vazão de água está maior que o normal e abastece sempre os setores mais baixos. A prioridade para abastecimento são as bombas 1 e 2.

Economize água, preserve a vida!

UERN abre inscrições para cursinho gratuito de preparação para o Enem

A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) abriu inscrições para o cursinho gratuito preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O curso é uma parceria da UERN com a Rede Emancipa e é destinado a alunos de escolas públicas.

As aulas vão acontecer aos sábados, no departamento de Comunicação Social da UERN, em Mossoró, e as inscrições podem ser feitas no link.

O cursinho será ofertado por alunos da UERN lotados nos departamentos de História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Química, Física, Biologia, Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Matemática.

De acordo com a Universidade, profissionais também podem se inscrever para ministrar aulas como voluntários.
UERN abre inscrições para cursinho gratuito de preparação para o Enem — Foto: Divulgação/UERN
Via G1/RN

Sesap alerta para riscos do tabagismo


O Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987, com a finalidade de alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo e defender as políticas para redução do consumo de tabaco. O tema internacional da campanha de 2019 é “Tabagismo e Saúde Pulmonar”, tendo por objetivo conscientizar a população sobre os riscos de doenças pulmonares oriundas do consumo de tabaco e de seus produtos derivados.

No Rio Grande do Norte, o Programa Estadual de Controle do Tabagismo vem desenvolvendo ações em conformidade com a Política Nacional de Controle do Tabaco, com o objetivo de proteger as gerações presentes e futuras das consequências sanitárias, sociais, ambientais e econômicas geradas pelo consumo e pela exposição à fumaça do tabaco.

Implantado no estado em 1996, o Programa contribuiu para reduzir, no período de 2006 a 2017, a prevalência de fumantes maiores de 18 anos de 13,5% (253.497 pessoas) para 7,60% (170.756 pessoas). No Brasil, a prevalência de fumantes, em 2017, foi 10,4%. Na avaliação do conjunto da população adulta de Natal, a frequência de fumantes no período de 2006 a 2015 foi maior no sexo masculino (17,5% e 10,6%, respectivamente) do que no sexo feminino (10,3% e 5,8%).

O Programa está fundamentado em quatro estratégias centrais desenvolvidas em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Educação: eliminar a exposição à fumaça do tabaco, regulamentar as embalagens dos produtos, promover a cessação do ato de fumar e controlar o mercado ilegal.

O tabagismo e a importância da campanha

O tabagismo é considerado um problema de saúde pública mundial, reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência química dos fumantes à nicotina, sendo considerado uma epidemia. Segundo a OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e a maioria das mortes ocorre prematuramente.

A campanha do Dia Mundial sem Tabaco é uma oportunidade anual para aumentar a conscientização sobre os efeitos nocivos e mortais do uso do tabaco e da exposição ao fumo passivo, e para desencorajar o uso do tabaco em qualquer forma.

Tratamento do fumante

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento gratuito às pessoas que desejam parar de fumar, inclusive com o uso de medicamentos ministrados em forma de adesivos e gomas de mascar com nicotina. Nos casos em que o paciente apresenta alto grau de dependência, são usados antidepressivos. Hoje, aproximadamente 78 municípios do estado oferecem na rede SUS tratamento para as pessoas que desejam parar de fumar, com fornecimento de medicamentos gratuitamente. A terapia é baseada em sessões nas quais os profissionais treinados pela Sesap, em parceria com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), ajudam os fumantes a identificar situações que os levam a fumar e lidar com elas. Dos participantes de todo o processo de tratamento, que dura um ano, 40% a 50% param de fumar definitivamente.

O fumante deve procurar ajuda ao sentir vontade de parar de fumar e não conseguir sozinho, independente do número de cigarros que consome. É também indicado quando já tentou outras vezes sem sucesso e quer abandonar o tabagismo. É importante sensibilizar o fumante quanto aos problemas relacionados ao cigarro para que ele mesmo opte por parar de fumar e busque tratamento se necessário. Alguns estímulos externos podem ajudar nessa decisão, como orientação médica, apoio familiar, restrição à publicidade do tabaco e divulgação ampla de seus malefícios, restrições legais quanto ao fumo em ambientes coletivos, mas é fundamental também o estímulo interno, ou seja, a determinação do indivíduo em mudar. O tratamento em grupo também tem sido utilizadocom resultados positivos, uma vez que o apoio mútuo e a troca auxiliam no processo de abandono do cigarro.

SERVIÇO:

Unidades de tratamento do fumante por Região de Saúde

1ª Região de Saúde: Arês, Brejinho, Espírito Santo, Goianinha, Lagoa Salgada, Monte Alegre, Nísia Floresta, Nova Cruz, Santo Antônio, São José de Mipibu, Tibau do Sul e Vera Cruz.

2ª Região de Saúde: Areia Branca, Augusto Severo (Campo Grande), Caraúbas, Felipe Guerra, Grossos, Janduís, Messias Targino, Mossoró e Tibau.

3ª Região de Saúde: Caiçara do Norte, Ceará-Mirim, Galinhos, Guamaré, Ielmo Marinho, Jandaíra, João Câmara, Macau, Parazinho, Poço Branco, Pureza, Riachuelo, São Bento do Norte, São Miguel do Gostoso e Touros.

4ª Região de Saúde: Caicó, Currais Novos, Florânia, Lagoa Nova, São Vicente, Serra Negra do Norte e Tenente Laurentino Cruz.

5ª Região de Saúde: Barcelona, Bom Jesus, Santa Maria, Serra Caiada (Januário Cicco) e São Pedro

6ª Região de Saúde: Alexandria, Almino Afonso, Doutor Severiano, Encanto, Francisco Dantas, João Dias, José da Penha, Luís Gomes, Martins, Messias Targino, Patu, Pau dos Ferros, Pilões, Riacho de Santana, São Francisco do Oeste, Severiano Melo e Viçosa.

7ª Região de Saúde: Extremoz, Macaíba, Parnamirim, Natal, São Gonçalo do Amarante.

8ª Região de Saúde: Açu, Alto do Rodrigues, Angicos, Ipanguaçu, Porto do Mangue, Serra do Mel, Triunfo Potiguar.

Unidades de Tratamento do Fumante em Natal

Natal UBS Pirangi (APTAD), HUOL, UBS Bela Vista, USF Aparecida, USF Brasília Teimosa, USF Nova Cidade, USF Monte Líbano, USG Gramoré, ESF José Sarney, ESF Vista Verde, UFRN (Campus Salgado Filho), Hospital Psiquiátrico Prof. Severino Lopes, UBS Pajuçara, UBS Mirassol, USF Cidade Praia, UM Felipe Camarão, USF Nordelândia, USF Nova Natal.

28 de mai. de 2019

Governo do Estado inicia pagamento do 13º de 2017 dia 30 de maio; saiba mais

O décimo terceiro de 2017 será pago da seguinte maneira:

Para servidores que ganham até 12 mil reais líquido, será pago 100% do valor em 30 de maio. O que engloba 6.378 servidores. Acima desse valor, será pago em 28 de junho de 2019.

O SINSP/RN entrou com uma ação em agosto de 2016 e, por isso, o Governo terá que pagar o décimo terceiro de 2017 com juros e corrigidos monetariamente.


PUBLICIDADE:

Tomba Farias critica medidas paliativas do governo e revela que fornecedores não recebem há cinco meses


Em entrevista ao jornalista Diógenes Dantas, na 96 FM, o presidente da Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Tomba Farias (PSDB) disse que as medidas paliativas que o governo Fátima Bezerra (PT) está tomando não são suficientes para mudar o cenário da economia do Estado, que há cinco meses não paga aos fornecedores que prestam serviços para a administração estadual.

“As medidas paliativas vão levar a lugar nenhum. O governo está destinando todo o dinheiro que tem para manter a folha de pagamento”, disse o parlamentar, ao revelar que a cada mês que passa o governo acumula um déficit previdenciário da ordem de R$ 120 milhões.

Tomba Farias acredita que o estado não sairá da situação de crise, caso não sejam tomadas medidas que são urgentes e necessárias, como a venda de ativos, como Aero Clube, Arena das Dunas, Centro de Convenções, Caern e Potigás, além da federalização da Universidade do Rio Grande do Norte (UERN). “Qual é a medida que o governo está tomando para conter a sangria?”, questiona o presidente da Comissão de Finanças e Fiscalização da AL.

Na opinião do parlamentar, os chamados “recursos extras”, oriundos dos royalties, da venda da conta do Banco do Brasil, e que seriam destinados para o pagamento de servidores, são apenas uma forma de “adiar a dor”.

Citando a Lei Mansueto, através do qual o governo federal pretende emprestar recursos para os estados em crise, Tomba Farias destacou o risco de se contrair empréstimos sem saber de onde no futuro vai tirar o dinheiro para pagar o empréstimo.

“Como eu já disse, é apenas uma forma de adiar a dor. De onde vai vir o dinheiro para pagar a conta? Um dia a coisa topa. O governo recebe o empréstimo da Lei Mansueto, mas vai produzir que receita para pagar a dívida?”, perguntou.

Tomba Farias mostrou ainda que não concorda com projeto de Lei do governo do Estado que altera a legislação vigente do ICMS e prevê um aumento de até dois mil por cento do valor das multas. “Os empresários não aguentam mais pagar imposto”, enfatiza.

Secretaria de Saúde de São Bento do Trairi convoca público-alvo para vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de São Bento do Trairi está alertando a população para a vacinação contra a gripe.

O prazo final da campanha é a próxima sexta-feira (31). As pessoas que compõe o público-alvo da vacinação devem procurar a unidade básica de saúde de São bento do Trairi com o cartão de vacinação e se imunizar da doença, que tem preocupado as autoridades de saúde do município.

Compõe o público-alvo da campanha: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos acima dos 65 anos, profissionais de saúde, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, professores e pacientes com doenças crônicas.

A expectativa da secretaria municipal de Saúde de São Bento do Trairi é que a meta de vacinação seja cumprida para que o município não tenha um surto da doença.


PUBLICIDADE:

Por que Vaticano vai sediar o maior encontro sobre ateísmo do mundo


Desta terça (28) até quinta-feira (30), o Vaticano, centro espiritual e político da Igreja Católica, sedia um evento inusitado, se considerarmos seus princípios. Trata-se da Understanding Unbelief, apresentada como a maior conferência mundial sobre ateísmo.

O programa, financiado pela Fundação John Templeton, é organizado por quatro instituições acadêmicas, todas do Reino Unido. Na coordenação está a Universidade de Kent. E colaboram as universidades Conventry, Queen's e de Saint Mary.

"Este evento não se realizaria no Vaticano se não fosse por uma efeméride: trata-se do 50º aniversário de uma conferência semelhante realizada no Vaticano", afirmou à BBC News Brasil o antropólogo Jonathan Lanman, diretor do Instituto de Cognição e Cultura e professor da Universidade Queen's Belfast, um dos organizadores do evento.

Ele contou que um dos pesquisadores entrou em contato com o Vaticano e então "eles concordaram em revisitar os temas da 'incredulidade'".

A conferência de 1969, a primeira do gênero sobre o tema, ocorreu como consequência da abertura provocada pelo Concílio Vaticano II, ocorrido de 1962 a 1965. O Papa Paulo 6º (1897-1978) era um entusiasta do diálogo com outros cristãos, judeus e adeptos de outras religiões. E também criou um secretariado próprio para ouvir a quem chamava de "descrentes" - segundo suas palavras, o ateísmo era "um dos assuntos mais sérios de nosso tempo".

O Papa Francisco, que comanda a Igreja Católica desde 2013, já deu mostras de que procura abordar os ateus de forma respeitosa e sem um discurso de oposição.

No início deste ano, por exemplo, ele disse que é melhor viver como ateu dos que ir à missa e nutrir ódio pelos outros.

"Quantas vezes vemos o escândalo das pessoas que passam o dia na igreja e depois vivem a odiar ou a falar mal dos outros. Vive como um ateu. Mas se vais à igreja, então vive como filho, como irmão, dá um verdadeiro exemplo", afirmou o papa.

O evento que começa nesta terça terá painéis que debaterão o que leva pessoas a crerem e o que leva pessoas a não crerem em Deus. Participam maioritariamente pesquisadores acadêmicos interessados no tema, como sociólogos, antropólogos, teólogos e filósofos - mas religiosos também são bem-vindos.

Em outubro de 2018, ele havia condenado publicamente o fato de muitos católicos lavarem dinheiro sujo, explorarem seus funcionários e cometerem delitos. "Há muitos católicos que são assim e eles causam escândalos", disse o pontífice. "Quantas vezes todos ouvimos pessoas dizerem 'se esta pessoa é católica, é melhor ser ateu'?".

O evento desta semana tem a chancela do Pontifício Conselho para a Cultura, dicastério criado em 1982 pelo papa João Paulo 2º (1920-2005).

Pesquisa

Há 50 anos, a primeira conferência foi, segundo o sociólogo Rocco Caporale (1927-2008), que escreveu um livro sobre ela ('The Culture of Unbelief: Studies and Proceedings From the First International Symposium on Belief Held at Rome'), uma primeira oportunidade para que a Igreja pudesse debater várias questões da "cultura da não-crença" e sobre como estudá-la.

Caporale relata que uma das principais percepções dos participantes do simpósio de 1969 foi a de que "o crer e o não crer são uma completa terra incógnita".

Mas dessa vez, os pesquisadores poderão se debruçar sobre os dados de um estudo realizado pelas universidades britânicas de Kent, Conventry, Queen's e Saint Mary.

Trata-se de uma pesquisa conduzida em seis países sobre o que é ser ateu hoje. No total, foram entrevistadas 6,6 mil pessoas - seguindo criteriosa amostragem científica - do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, China, Japão e Dinamarca.

O relatório, que será publicado nesta terça (28), trouxe oito pontos-chaves para entender o fenômeno da não-crença no mundo:

1. Ateus - aqueles que não acreditam em Deus - e agnósticos - os que não sabem se existe Deus ou não, mas não acreditam que haja uma maneira descobrir - não são homogêneos. Eles aparecem em grupos diferentes nos países pesquisados. "Por conseguinte, há muitas maneiras de ser incrédulo", pontua o documento.

2. Em todos os seis países, a maioria dos que não acreditam em Deus se identifica como "sem religião".

3. Na hora de se autorrotularem, os incrédulos que preferem ser chamados de "ateu" ou "agnóstico" não são a maioria. Muitos classificam-se como "humanistas", "pensadores livres", "céticos" ou "seculares".

4. Os ateus do Brasil e da China são os menos convencidos de que sua crença sobre a não-existência de Deus está correta.

5. Não crer em Deus não significa necessariamente não acreditar em outros fenômenos sobrenaturais, ainda que os ateus sejam mais céticos em relação a estes do que as populações gerais.

6. Entre os ateus, o percentual de pessoas que acham que o universo é "em última instância, sem sentido" é maior do que no restante da população. Mas, ainda assim, em número muito inferior ao de metade dos pertencentes ao grupo.

7. Quando confrontados com questões relacionadas a, segundo o relatório, "valores morais objetivos, dignidade humana e direitos correlatos, além do valor profundo da natureza", as posições dos ateus são semelhantes ao do restante da população.

8. Por fim, quando perguntados sobre quais são os valores mais importantes da vida, houve uma "concordância extraordinariamente alta entre incrédulos e populações gerais", apontou o levantamento. "Família" e "liberdade" foram muito bem citados por todos, além de "compaixão", "verdade", "natureza" e "ciência".

Pontos curiosos

Da mesma maneira que nem todos os que se descrevem como "sem religião" são ateus - muitos cultivam uma espiritualidade própria - a pesquisa mostrou que nem todos os ateus são "sem religião". No caso do Brasil, por exemplo, 73% dos incrédulos se identificam como "sem religião", enquanto 18% se dizem cristãos. Na Dinamarca, 63% dos ateus se dizem "sem religião" - 28% são cristãos.

A explicação para isso pode ser por conta da tradição familiar. Com exceção dos chineses e dos japoneses, a maioria dos ateus entrevistados disseram que romperam uma religião de família - é o caso de 85% dos incrédulos brasileiros e 74% dos norte-americanos, por exemplo. Em todos os países ouvidos, a grande maioria dos ateus veio de famílias cristãs (79% dos brasileiros, 63% dos norte-americanos, 60% dos dinamarqueses).

A questão dos rótulos também traz variações - muitas vezes motivadas por receio de preconceitos. Entre os que "não sabem se Deus existe" - tecnicamente agnósticos, portanto -, 8% dos brasileiros se autodefinem como ateus e a maioria, 27%, prefere ser chamada de agnóstica; seguida de não-religiosa (16%), espiritual mas não-religiosa (13%), racionalista (9%) e cética (8%).

Para os chineses desse grupo, 20% se dizem ateus e 18% racionalistas. Japoneses, britânicos e dinamarqueses preferem ser classificados como "não-religiosos" (34% e 27% e 17%, respectivamente) e norte-americanos se definem como "agnósticos" (26%).

Já no grupo dos que afirmam que "Deus não existe" - tecnicamente ateus - 30% dos brasileiros se autodenominam ateus, 14% sem religião. Situação semelhante aparece na pesquisa realizada com norte-americanos - 39% assumem-se ateus. E entre os chineses, há um equilíbrio entre os que preferem ser chamados de racionalistas, ateus e livres-pensadores (respectivamente com 22%, 21% e 19%). Dinamarqueses, britânicos e japoneses preferem ser classificados como sem religião (36%, 35% e 31%).

A crença na ciência como o melhor modelo para atingir o conhecimento apareceu como homogênea entre crentes e incrédulos em todos os países aferidos, exceto Brasil e Estados Unidos. No caso brasileiro, os métodos científicos são considerados o melhor caminho para 71% dos não-crentes - contra 43% da população em geral. Entre os norte-americanos, o número é de 70% entre os incrédulos e despenca para apenas 33% da população em geral.

"Essas descobertas mostram de uma vez por todas que a imagem pública do ateu é, na melhor das hipóteses, uma simplificação. E, na pior das hipóteses, uma caricatura bruta", ressalta Lois Lee, pesquisadora de estudos religiosos da Universidade de Kent e autora dos livros "Recognizing the Non-religious: Reimagining the Secular" ("Reconhecendo o Não-religioso: Reimaginando o Secular", em tradução livre) e "The Oxford Dictionary of Atheism" ("O Dicionário Oxford de Ateísmo").

"Em vez de confiar em suposições sobre o que significa ser ateu, podemos agora trabalhar com uma compreensão real das diferentes visões de mundo que a população ateísta inclui. As implicações para a política pública e social são substanciais ."

"Nossos dados vão de encontro a estereótipos comuns sobre os incrédulos", afirma Lanman. "Uma visão comum é que os incrédulos não teriam um senso de moralidade e propósito objetivos, nutrindo um conjunto de valores muito diferente do restante da população. Nossa pesquisa mostra que nada disso é verdade. Em um tempo em que as sociedades parecem estar cada vez mais polarizadas, tem sido interessante e encorajador ver que uma das supostas grandes divisões na vida humana - crentes versus não-crentes - pode não ser tão grande assim." 

Megaoperação contra feminicídios e homicídios cumpre mandados de prisão no RN


Polícias civis do Rio Grande do Norte participam, na manhã desta terça-feira (28), de uma megaoperação que busca por acusados de crimes graves, como homicídio e feminicídio. Mandados de prisão estão sendo cumpridos em 21 estados e no Distrito Federal.

Segundo a Delegacia Geral da Polícia Civil do RN, pelo menos 55 pessoas haviam sido presas em várias cidades do estado até as 10h15. Destas, 17 eram procuradas por crimes de homicídio.

Esta é a segunda fase da operação Cronos, coordenada pelo Ministério da Justiça, que tem apoio do Ministério da Segurança Pública (MSP) e é coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícias Civis (CONCPC).

Primeira fase

A operação denominada Cronos II é a segunda fase da ação que foi desencadeada em agosto do ano passado.

Na época, mais de mil pessoas foram presas em todo o país e 75 adolescentes foram apreendidos. A ação contou com aproximadamente 6,6 mil policiais civis.

No RN, em 2018, foram 21 presos - dentre eles investigados por crimes de feminicídio (consumados e tentados), estupro e estupro de vulnerável. Também foram presos suspeitos que descumpriram medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha.

Via: G1/RN - Polícias civis do Rio Grande do Norte participam da megaoperação — Foto: Polícia Civil do RN/Divulgação

27 de mai. de 2019

Banda Cavaleiros do Forró lamenta morte do seu ex-vocalista Gabriel Diniz nesta segunda-feira(27)


A banda Cavaleiros do Forró lamentou a morte do cantor Gabriel Diniz em suas redes sociais na tarde desta segunda-feira (27). Gabriel foi vocalista do grupo de forró potiguar antes de iniciar sua carreira solo e morreu nesta segunda após o avião em que estava cair na cidade de Estância, em Sergipe.

"A vida é realmente um sopro. Nossos sentimentos à família do cantor Gabriel Diniz e toda equipe que com ele trabalhava", diz a banda do Rio Grande do Norte em sua publicação.

O grupo de forró alterou também a sua imagem de perfil por uma imagem completamente preta, demonstrando luto pela morte do cantor.

O cantor tinha duas apresentações marcadas para o Rio Grande do Norte nos próximos meses. Ele seria atração do São João promovido pela Prefeitura de Natal no dia 14 de junho. No dia 27, ele tocaria no Mossoró Cidade Junina.

Gabriel Diniz também tinha se tornado presença frequente no Carnatal, com o "Bloco do GD". O perfil do evento também manifestou seu pesar pela morte do cantor. "O céu ganha uma estrela irreverente. Tivemos a alegria de contar com o carisma e a energia contagiante de Gabriel no Carnatal, momentos que sempre serão lembrados", destacou.

O cantor Gabriel Diniz, conhecido pelo hit "Jenifer", morreu nesta segunda-feira (27), aos 28 anos, na queda de um avião de pequeno porte no povoado Porto do Mato, em Estância, na região sul de Sergipe.

De acordo com a Polícia Militar, há três mortos: além de Gabriel Diniz, foram identificados Linaldo Xavier e Abraão Farias, diretores do Aeroclube de Alagoas. Inicialmente, o Grupamento Tático Aéreo (GTA) havia informado que eram quatro ocupantes na aeronave, que decolou de Salvador.

Devido ao grande sucesso de vendas da promoção dos 100 dias, Lojas Maré Mansa prorroga para esta terça-feira(28)


Saúde alerta para última semana de atualização dos dados na área para os beneficiários do Bolsa Família


A Secretaria Municipal de Saúde está alertando para o prazo final que os benefíciários do programa Bolsa Família tem para atualização dos dados referentes a área no primeiro semestre deste ano. Esta é a última semana para atualizar os dados.

As condicionalidades de saúde precisam ser atualizadas a cada seis meses. Os beneficiários devem procurar seu agente de saúde para saber das datas e cumprir a exigência do Governo Federal.

Devem cumprir as condicionalidades, crianças de 0 até 7 anos de idade com peso e altura e caderneta de vacinação, mulheres de 14 a 44 anos com medição do peso e gestantes com acompanhamento pré-natal.

Mesmo realizada semestralmente, a atualização dos dados é sempre um desafio para a secretaria de Saúde, pois as famílias ainda demoram a procurar o serviço e cumprir as exigências do Governo Federal.

O acompanhamento é considerado extremamente importante, pois as equipes de saúde ficam informados do trabalho que precisam ser feito com o público do Bolsa Família para melhorar a condição de vida dos beneficiários.

A expectativa da secretaria de Saúde é que, com o trabalho feito, os beneficiários possam atender as exigências e continuar em dias com as condicionalidades para continuar a receber o benefício social.
Via http://www.radiosantacruzam.com.br

Compre nas Lojas Maré Mansa com a primeira parcela com 100 dias; confira alguns itens aqui!









Vídeo: Você não viu os gols do brasileirão deste domingo(26) no fantástico? veja aqui!

Filmado no RN, 'Bacurau' vence Prêmio do Júri no Festival de Cannes


O filme brasileiro "Bacurau" ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes neste sábado (25), em empate com o drama francês "Les Misérables".

É a primeira vez que o Brasil ganha na categoria, terceira mais importante da competição oficial do evento francês.

"Trabalhamos para a cultura no Brasil e o que precisamos é de seu apoio", afirmou o diretor Kleber Mendonça Filho ao receber o prêmio, segundo a agência de notícias France Presse. Ele divide a direção de "Bacurau" com Juliano Dornelles, que foi seu diretor de arte em "Aquarius" (2016).

"É um filme sobre o Nordeste, um filme sobre o Brasil, é um filme sobre educação, sobre história e estou muito feliz que esse filme nasceu aqui no Festival de Cannes e agora está começando a correr o mundo", afirma Kleber ao G1. "Vamos cuidar mais uns dos outros e respeitar a cultura, a educação, a ciência e o conhecimento", completa Dornelles.

PARCEIROS DO BLOG - LEIA TAMBÉM