Menu - Pages

27 de nov. de 2018

Brasil é 2º lugar em ranking de risco de violência contra crianças


A pesquisa Violência Contra Crianças e Adolescentes- Percepções Públicas no Brasil aponta que o Brasil ficou em segundo lugar no Índice de Risco de Violência Contra Crianças.

A pesquisa, que foi feita pela Ipsos e a Visão Mundial, entrevistou 5.826 pessoas, de 13 países, e analisou a porcentagem de crianças e adolescentes em risco em cada um. O país que liderou o ranking nessa classificação foi o México, com 34% desse público em risco alto ou médio. Em seguida, vieram o Brasil, com 29%, a Guatemala (27%) e El Salvador (25%).

Considerando apenas a população classificada como risco alto, o Brasil fica em primeiro lugar, com 13%, seguido do México, com 11%. Outro dado, que aponta a percepção das pessoas da violência contra crianças e adolescentes, mostra que 70% dos entrevistados acham que a violência contra essa população tem aumentado nos últimos 5 anos.

Outro dado que preocupa é que as crianças são as principais vítimas de estupro no Brasil. Segundo o Atlas da Violência de 2018, 50,9% dos casos registrados de estupro em 2016 foram cometidos contra menores de 13 anos de idade. Em 32,1% dos casos, as vítimas eram adultas, e em 17%, adolescentes.

É importante ressaltar que o número de casos registrados ainda não é representativo da realidade. O estudo aponta que em 2016 houve 49.497 registros de estupro no Brasil. Isso é mais do que o dobro dos casos atendidos no Sistema Único de Saúde, que atendeu 22.918 casos no período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARCEIROS DO BLOG - LEIA TAMBÉM