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23 de jun. de 2013

Prefeita Fernanda recebe Secretário Estadual de Saúde para tratar da implantação do SAMU


Na manhã da última sexta-feira (21), a Prefeita Fernanda Costa recebeu em Santa Cruz o Secretário Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, Luiz Roberto Fonseca. O encontro aconteceu no Hospital Regional Aluízio Bezerra. Na pauta, a instalação da unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, no município de Santa Cruz.

De acordo com o Secretário, todos os equipamentos como uniformes, ambulância, repetidoras de rádio, monitor cardíaco, desfibrilador e outros, já foram adquiridos e a expectativa é de que o SAMU inicie as atividades na cidade no mês de julho.

A unidade será composta por técnico de enfermagem, médico e um condutor com formação de socorrista. Para estarem aptos a atender à população, os profissionais passarão por treinamento na coordenação do núcleo de educação permanente do SAMU metropolitano em Natal, órgão também responsável pela seleção dos profissionais que irão compor a equipe.

O próximo passo será a escolha do local que servirá de base para a unidade do SAMU. “Estamos tentando identificar o melhor ponto da cidade, um ponto que tenha fácil acesso para a BR, como nos foi solicitado. Assim que fizermos as adaptações necessárias e, claro, explicar à população como vai funcionar o SAMU, quais serão as ocorrências que ele vai poder atender, como as pessoas irão solicitar atendimento, faremos a inauguração.”, destacou Fernanda.

Para a manutenção dos serviços do SAMU, a estimativa é que a prefeitura de Santa Cruz invista cerca de R$ 30.000,00 mensalmente com recursos do município, no pagamento de profissionais e todas a despesas de funcionamento da base.

Na oportunidade, a prefeita Fernanda mostrou ao secretário e sua equipe técnica, partes da infraestrutura do Hospital Regional Aluízio Bezerra, apresentando as condições de atendimento, leitos, lavanderia e outros equipamentos. “Ficamos extremamente satisfeitos com o que vimos com relação ao cuidado com a infraestrutura, mas sabemos que o hospital tem dificuldades. É difícil para um município como Santa Cruz manter um hospital desse sozinho, principalmente quando há uma emigração de pacientes oriundos de outros municípios da região. Porém, vamos fazer parceiras com a prefeitura para melhorar a qualidade da assistência aqui em Santa Cruz”, disse o Secretário.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU funcionará em Santa Cruz através de seu acionamento por regulação, por meio do número 192. A central em Natal recebe a ocorrência, que por sua vez, comunica à base em Santa Cruz, realizando um atendimento mais rápido e eficiente no socorro à população.

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