Menu - Pages

29 de mar. de 2019

Pontos de ônibus de Natal ganham sistema de identificação de linhas em Braille


Pelo menos 10 paradas de ônibus já receberam as placas com a sinalização que ajuda deficientes visuais a identificarem os destinos — Foto: Prefeitura de Natal

Natal está ganhando as primeiras unidades de pontos de ônibus com sistema de identificação de linhas em Braille. O modelo, que ajuda a pessoas com deficiência visual, foi testado na terça-feira (26) pelo presidente da Sociedade dos Cegos do Rio Grande do Norte, Ronaldo Tavares, durante visita a um abrigo de passageiros na Avenida Cordeiro de Farias, em Petrópolis, Zona Leste da cidade.

O sistema de identificação das linhas de ônibus está sendo instalado nos pontos de ônibus e em locais acessíveis ao toque dos dedos do usuário com deficiência visual, o que possibilita a identificação dos destinos dos passageiros.

“A implantação da sinalização contempla uma luta histórica para pessoas com deficiência visual na cidade de Natal e promove a autoestima destes usuários no sistema de transporte do município. Parabenizo a Prefeitura do Natal pelo trabalho e a todos nós por mais essa conquista”, ressaltou Ronaldo.

Abaixo, confira os pontos de ônibus com sinalização em Braille já instalada:

Av. Prudente de Morais

Parada Morton Farias (S403) – Lagoa Nova
Parada Francisco Borges de Oliveira (S402) – Lagoa Nova
Parada Anísio Teixeira (L111) – Tirol

Rua dos Caicós

Parada Joaquim Honório (L226) – Alecrim

Av. Gustavo Cordeiro de Farias

Parada Le Rivage (L080) – Ribeira

Av. Rio Branco

Parada Ulisses Caldas (L139) – Centro

Av. João Medeiros Filho

Parada UERN (L032) – Potengi
Parada Santa Luiza (L0259)

Av. dos Potiguares

Parada Virgílio Trindade (0257) – Lagoa Nova
Parada APAE (0259) – Lagoa Nova

Braille

O Braille é um sistema de leitura, por meio do tato, desenvolvido para cegos e criado pelo francês Louis Braille, e sua leitura é realizada por meio da sensibilidade epicrítica do ser humano, ou seja, capacidade que as pessoas têm de distinguir, na polpa digital, relevos posicionados entre pontos.

Via https://g1.globo.com/rn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARCEIROS DO BLOG - LEIA TAMBÉM