Menu - Pages

26 de out. de 2013

Pedra Preta no Rio Grande do Norte registra tremor de 3,7º na manhã dessa sexta-feira

O tremor sentido pelos natalenses na manhã dessa sexta-feira (25) é apontado como o início de uma sucessão de seis abalos sísmicos registrados pelo Laboratório de Sismologia (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no município de Pedra Preta, a 149 quilômetros de Natal. 

Segundo o professor Joaquim Mendes Ferreira, coordenador do laboratório, o único tremor sentido em diversos bairros da capital teve 3.7 graus na escala Richter, mas foi sucedido por um segundo de 3.3 graus e outros quatro de magnitudes distintas abaixo dos 2.5 graus. 

RN tem epicentros em cinco municípios
Os principais epicentros do Rio Grande do Norte se concentram nas cidades de Jandaíra, Taipu, Poço Branco, Pedra Preta e João Câmara. Em janeiro de 2011, segundo Eduardo Menezes, foi registrado tremor de 4,7 graus na escala Richter entre os municípios de Taipu, Poço Branco e João Câmara. 

Os abalos sísmicos na região de Pedra Preta são considerados novos porque não há documentos ou relatos históricos que remetam a terremotos nesse município. Entretanto, Menezes acredita que, como João Câmara já era conhecida pelos tremores, provavelmente fatos registrados sem ajuda de sismógrafos podem ter ocorrido em outros municípios próximos, como Poço Branco e Pedra Preta.

-----------------------------------------------------------------------------------------------PUBLICIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARCEIROS DO BLOG - LEIA TAMBÉM