Menu - Pages

26 de mar. de 2013

Hemonorte e Arquidiocese lançam campanha de doação de sangue

Expectativa é que haja acréscimo de 40% no número de doações durante os três dias. Foto: José Aldenir
Expectativa é que haja acréscimo de 40% no número
de doações durante os três dias. Foto: José Aldenir

O Hemocentro Dalton Cunha (Hemonorte), em parceria com a Arquidiocese de Natal, lançou na manhã desta segunda-feira (25) mais uma campanha para doação de sangue, desta vez, referente à Semana Santa. Com o tema “Faça a vida brotar, doe sangue. Doe Vida”, a campanha começa hoje e se estende até a próxima quarta-feira (27). A expectativa é que haja um acréscimo de 40% no número de doações durante os três dias de campanha. A solenidade de abertura da campanha foi realizada em frente à Catedral Metropolitana e contou com a presença do arcebispo da Arquidiocese de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha e da diretora geral do Hemonorte, Linete Rocha. Antes mesmo da abertura da Campanha, mais de 20 pessoas já haviam procurado a unidade para fazer a doação.
O arcebispo da Arquidiocese de Natal conta que a igreja Católica entra nessa campanha de doação de sangue pela importância da causa, que considera de nobre e profunda. Para Dom Jaime, quando se fala em sangue se fala em vida e daí a necessidade de as pessoas se conscientizarem da importância da doação. O representante da Igreja disse que, aproveitando a Semana Santa, os católicos podem oferecer o gesto de doação de sangue como penitência e solidariedade.

“Além de um gesto de solidariedade é um gesto de cidadania e precisamos nos conscientizar de que a vida é o dom mais precioso de Deus. Doar sangue é um gesto concreto de fraternidade, solidariedade e partilha e não podemos esquecer o que Jesus disse: Eu vim para que tenham vida e tenham vida em abundância. A Semana Santa é um momento propício para praticarmos a solidariedade ao próximo e conclamo a todos os cristãos para esse ato tão nobre”, destacou Dom Jaime Vieira Rocha.

Para a diretora geral do Hemonorte, Linete Rocha, não existe um ato tão cristão e humano como doar sangue. Ela conta que a campanha realizada durante a Semana Santa tem uma boa aceitação, pois é o momento em que os cristãos estão mais sensíveis para entender qual é o seu papel na sociedade. “Nada melhor do que aproveitar esse clima de fraternidade para contar com a ajuda das pessoas e aumentar o nosso estoque de sangue. A igreja como parceira vem para somar forças nessa luta”, disse Linete. A diretora disse que a campanha realizada no Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março, rendeu “bons frutos”. “Houve um aumento considerável no número de doações femininas e cada vez mais a sociedade tem se conscientizado mais”, destacou.

Esta é a 4ª edição da campanha, que tem o objetivo de incentivar as doações de sangue na comunidade católica como um gesto concreto de amor e solidariedade ao próximo, nesse período de Páscoa. De acordo com Miriam Mafra, chefe do Serviço Social do Hemonorte, a campanha pretende superar o número de doações voluntárias de sangue. “Na campanha do ano passado tivemos 783 candidatos e obtivemos 548 bolsas de sangue, que contribuíram significativamente para o estoque. Convidamos todos que participaram nos anos anteriores para, neste ano, doarem novamente”, disse Miriam Mafra.

O tema reforça a campanha da fraternidade 2013, que busca sensibilizar os jovens para serem protagonistas do amor e do bem comum. E é pensando no compartilhar que o Grupo Sentinela de Cristo, da Igreja Santa Teresinha, fará, neste sábado (23), na sede do Hemonorte, a sua doação. Segundo a coordenadora do grupo, Ludimilla Leitão, “não há amor maior do que dar a vida a quem precisa, e doar sangue é doar vida”.

A dona de casa Maria Mirelle, de 24 anos, doa sangue há seis anos. Ela conta que sempre teve vontade de doar sangue, por entender a importância de um gesto que pode salvar vidas. Na manhã de hoje, Mirelle, acompanhada do esposo, João Paulo, foram doar sangue porque o filho João Lucas vai fazer uma cirurgia. Como mora no município de Tangará, Mirelle não doa sangue com freqüência, mas garante que sempre que vem a Natal procura uma unidade do Hemonorte para fazer a doação.

“Doar sangue sempre foi uma coisa que me chamou a atenção e assim que fiz 18 anos me tornei doadora. Sangue é um bem tão necessário e não custa nada doarmos um pouco a quem está precisando. É um gesto de solidariedade e de amor e com o aumento do número de acidentes no trânsito esse gesto torna-se ainda mais importante. Pretendo doar sangue até quando eu puder”, afirmou Maria Mirelle que tem o sangue tipo AB positivo, um dos mais procurados pelo Hemonorte.

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 68 anos incompletos, ser saudável, pesar acima de 50 kg, ter repouso mínimo de seis horas na noite anterior, evitar alimentos gordurosos antes da doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e apresentar um documento oficial com foto.

Além da Unidade Móvel localizada em frente à Catedral Metropolitana, na avenida Deodoro da Fonseca, que funcionará das 8h às 17h30, os interessados em doar sangue podem procurar a sede do Hemonorte que fica localizado na avenida Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol, próximo ao Parque das Dunas, de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h, bem como o Posto Fixo de Coleta da zona Norte que fica localizado no Complexo Cultural, de segunda-feira a sábado, das 7h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARCEIROS DO BLOG - LEIA TAMBÉM