Menu - Pages

17 de jan. de 2023

Por que o caso Americanas fez clientes do Nubank perderem dinheiro?

Os efeitos das "inconsistências contábeis" de R$ 20 bilhões encontradas no balanço da Americanas não influenciaram apenas os acionistas da empresa. Fundos de renda fixa com investimentos em crédito privado — e que investiam em debêntures (títulos de dívida) da varejista — apresentaram um forte recuo de rentabilidade.

É o caso do "Nu Reserva Imediata", do Nubank. O fundo tinha aplicação mínima de R$ 1 e era apresentado pela instituição como sendo de “baixo risco e alta liquidez”, e indicado para “investidores que não querem correr muitos riscos e com uma expectativa de retorno melhor que o da poupança”.

Como tinha recursos investidos em ativos da Americanas, no entanto, a carteira também sentiu os impactos da desvalorização da varejista.

Essas variações do fundo, que conta com mais de 1,2 milhão de cotistas e é o maior do tipo no Brasil, assustaram os investidores. Nas redes sociais, foram várias as publicações com reclamações ou alertas.

Nesta reportagem você vai entender:


Por que a rentabilidade caiu?

Segundo os últimos dados apresentados à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a carteira do "Nu Reserva Imediata" tinha cerca de 1% de seu patrimônio alocada em duas debêntures da Americanas. A crise reduz o preço desse título de dívida no mercado e "come" o patrimônio do cotista.

Assim, a carteira, que antes entregava ganhos equivalentes a 109% do CDI (certificado de depósito interbancário, principal referência de rentabilidade para investimentos em renda fixa), chegaram a um retorno de 37% do CDI nos últimos 30 dias.

Pior: o fundo é uma das opções oferecidas pelo banco para guardar dinheiro para uma reserva de emergência por meio de suas "Caixinhas" (ferramenta para que o cliente consiga organizar as finanças e guardar dinheiro de acordo com seus objetivos).

Especialistas não recomendam fundos de crédito privado para reserva de emergência, pois eles podem ter variação negativa e gerar perda para o investidor em momento que ele precise do dinheiro.
Via https://g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARCEIROS DO BLOG - LEIA TAMBÉM