Menu - Pages

19 de nov. de 2021

Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) divulga números das arboviroses no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou nesta quarta-feira (17), o mais recente informe epidemiológico das arboviroses no Rio Grande do Norte, referente ao período compreendido entre a Semana Epidemiológica 1 até a 44, encerrada em 06 de novembro de 2021. Segundo o informe, foram notificados 6.275 casos suspeitos de dengue no RN, dos quais 1.124 foram confirmados, 3.726 casos considerados prováveis, 2.549 descartados e 1 caso de óbito confirmado.

Com relação à chikungunya, foram notificados no RN, até a Semana Epidemiológica 44, 5.144 casos suspeitos da doença, sendo confirmados 1.480 casos, 4.260 casos considerados prováveis, 884 descartados e nenhum óbito confirmado.

Já no que diz respeito à Zika, entre a semana epidemiológica 1 a 44 de 2021 no RN foram notificados 741 casos suspeitos da doença, sendo confirmados 166 casos, 388 casos considerados prováveis, 353 descartados e nenhum óbito confirmado.

*Agentes de endemias*

Em outubro deste ano o Ministério da Saúde, através da Coordenação-Geral de Vigilância de Arboviroses, emitiu nota técnica recomendando o retorno das atividades dos agentes de endemias nos domicílios, seguindo algumas recomendações.

Considerando o cenário epidemiológico nacional da pandemia, a nota recomenda que os agentes possuam esquema vacinal completo contra a Covid-19 e, ao entrar nos domicílios, a adoção das medidas de segurança para a equipe e também moradores: uso de máscaras adequadas, cobrindo nariz e boca, higiene das mãos (lavar com sabão e/ou usar álcool 70%), etiqueta respiratória e uso dos demais equipamentos de proteção individual (EPI) apropriados, além do distanciamento físico mínimo de 1 metro entre os indivíduos.

Antes de entrar na residência, o agente deverá averiguar se algum morador apresenta (ou apresentou nos últimos 14 dias) sintoma compatível com a síndrome gripal. Caso a resposta seja afirmativa, é importante que o agente oriente o morador a procurar uma unidade de saúde, bem como comunicar as áreas responsáveis sobre a existência de um caso suspeito de Covid-19. Nestes casos, a visita deve ser reagendada para data posterior a 14 dias.

Acesse aqui o último informe epidemiológico das arboviroses no RN.
Informações: SESAP/ASSECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARCEIROS DO BLOG - LEIA TAMBÉM