Menu - Pages

31 de ago. de 2019

Manchas na pela: saiba o que é o melasma


O que é Melasma?

Melasma é o surgimento de manchas escuras na pele, que normalmente aparecem no rosto, mas pode ocorrer em outras áreas expostas ao sol, como braços e colo. É mais comum em mulheres entre os 20 e 50 anos, porém também pode afetar os homens. Quando surgem na gravidez, as manchas são chamadas de cloasma gravídico.

Sinônimos

Cloasma gravídico

Tipos

-Melasma epidérmico: Quando há depósito aumentado de pigmento através da epiderme (camada mais superficial da pele).

-Melasma dérmico: Caracterizado pelo depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos.

-Misto: Quando se tem excesso de pigmento na epiderme em certas áreas e na derme em outras regiões.

Ainda há três tipos comuns de padrão facial de melasma, o malar (maçãs do rosto), centrofacial (testa, bochechas, acima do lábio, nariz e queixo) e mandibular, conforme a região em que aparece.

Causas

Não há uma única causa definida para o melasma, mas sabe-se que ele está relacionado principalmente à exposição solar, mas também ao uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças (ex: hepatopatias) e à gravidez. A maior parte das pessoas com melasma possui um histórico de exposição diária ou intermitente ao sol, embora também suspeita-se que o calor seja um fator subjacente. É mais comum em mulheres, aproximadamente 90% dos casos, e àquelas com tons de pele mais escuro tem mais probabilidade de apresentar a doença.

São diversos os fatores que podem desencadear o surgimento do melasma, dentre eles:

-Exposição ao sol, pois a luz ultravioleta estimula os melanócitos (que produzem os pigmentos de cor da pele, a melanina). Apenas uma pequena quantidade de exposição solar pode fazer com que o melasma retorne, mesmo em uma pessoa que já o tratou anteriormente, e essa é uma das principais razões de porque os casos aumentam no verão.

-Mudanças hormonais causadas pela gravidez, uso de pílulas anticoncepcionais ou repositores hormonais, além das endocrinopatias, como as doenças da tireóide.

-Produtos cosméticos para o tratamento da pele que acabam por irritá-la podem piorar os episódios de melasma.

Fatores de risco

São vários e diversos os fatores que aumentam o risco da pessoa contrair melasma, entre eles:

-Ser mulher, pois elas representam aproximadamente 90% do total dos casos de melasma conhecidos
-Ter um tom de pele mais escuro, como as africanas e afrodescendentes, indianas, hispânicas e asiáticas, pois são mais propensas a contrair melasma por possuírem mais melanócitos ativos para a produção de melanina (pigmentação da pele)
-Estar gestante também contribui devido às alterações hormonais
-Algum familiar direto já ter tido melasma
-Altas temperaturas, exposição ao sol e período de verão.

Sintomas

Sintomas de Melasma

Os sintomas do melasma são escurecimento de áreas da pele expostas ao sol, majoritariamente no rosto. As cores variam de acordo com o tom de pele da pessoa e o formato é irregular e, normalmente, simétrico, sendo igual dos dois lados do rosto.

Diagnóstico e Exames

Buscando ajuda médica

Caso apareçam manchas na região do rosto ou pescoço a pessoa deve procurar imediatamente um dermatologista para verificar o que está acontecendo. Mesmo que seja um caso recorrente de melasma, é importante verificar com o especialista o tipo e tratamento adequado para este momento.

O melasma não é cancerígeno, mas manchas na pele podem ter diversos significados.
Na consulta médica

Ao aparecimento de manchas no rosto e corpo é sempre importante procurar um dermatologista para verificar. 

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar ao consultório com algumas informações:

-Uma lista com todas as manchas e há quanto tempo elas apareceram.

-Se já teve outros episódios de melasma, informar quando foi a primeira vez e a data dos últimos tratamentos.

-Histórico médico, incluindo outras condições que tenha e medicamentos ou suplementos que tome com regularidade.

O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:

-Com qual frequência você se expõe ao sol e por quanto tempo?
-Costuma usar protetor solar? Qual FPS?
-Já teve outros episódios de melasma anteriormente? Como foi tratado?
-Algum parente próximo (pais e/ou irmãos) já teve melasma?
-Já fez ou faz tratamentos com hormônios?
-Usa pílula anticoncepcional?
-Está grávida ou com suspeita de gravidez?

É importante levar suas dúvidas para a consulta por escrito, começando pela mais importante, pois isso garante que você conseguirá respostas para todas as perguntas relevantes antes da consulta acabar. E caso tenha uma dúvida nova durante o atendimento ou tratamento, não hesite em perguntar ao profissional.
Diagnóstico de Melasma

O dermatologista normalmente faz o diagnóstico de melasma reconhecendo a sua aparência típica de manchas na face. Uma luz negra (lâmpada de Wood) também pode ser utilizada para ajudar no diagnóstico. É mais comum que seja diagnosticado o tipo misto de melasma e muito raramente é necessário uma biópsia da pele para excluir outras causas para a hiperpigmentação no local.

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Melasma

Os tratamentos para melasma variam, mas é importante que o paciente sempre se proteja contra os raios ultravioleta e a luz visível, além de procedimentos para o clareamento e uso de medicamentos tópicos e/ou orais.

Para iniciar o tratamento é necessário cuidar da proteção contra os raios solares, e, para isto, se deve aplicar um bom protetor solar com fator de proteção (FPS) mínimo de 30 nas regiões expostas do corpo. É importante que o paciente dê preferência para os que oferecem proteção contra os raios ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB). O filtro ajuda a estabilizar os benefícios do tratamento.

Para ajudar na remoção das manchas podem ser utilizados cremes clareadores a base de hidroquinona, ácido glicólico, ácido retinóico, ácido azelaico, entre outras substâncias, e, os resultados demoram cerca de dois meses para aparecer. O método não funciona em todos os pacientes e, mesmo que os resultados apareçam mais rapidamente, é necessário tempo para estabilizar a condição e impedir que a mínima exposição ao sol traga os sintomas de volta. O tratamento será constante/contínuo.

Ainda é possível que o paciente e o dermatologista optem por tratar a doença com o uso do peeling, que pode clarear a pele de forma gradual e, muitas vezes, mais rapidamente que os cremes. Contudo, é bom se atentar para a profundidade do procedimento, lembrando que os mais superficiais são mais seguros que os profundos e o dermatologista poderá dizer qual é a forma mais adequada caso a caso.

Também existe a possibilidade de usar laser ou outras formas de energia luminosa para ajudar no processo, mas o profissional tem que ser reconhecido na técnica e ela deve ser a mais adequada para o caso. Se não for a mais recomendada ou não for aplicada corretamente, o procedimento pode gerar ainda mais manchas na pele do paciente.

Se depois de iniciar o tratamento do melasma o paciente notar que a pele escureceu, está irritada ou apresentou algum outro problema deve-se contatar o dermatologista o quanto antes.

Medicamentos para Melasma

Os medicamentos mais usados para o tratamento de melasma são:


Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Convivendo/ Prognóstico

Apesar do melasma poder ser uma doença crônica com períodos que aparece e outros que desaparece, o prognóstico para a maior parte dos casos é bom. Como ele se desenvolve devagar, o clareamento também tende a ser lento, baseando-se sempre na estabilização dos benefícios já alcançados.

Na grande maioria dos casos que não tiveram sucesso no tratamento, a razão foi porque o paciente continuou se expondo ao sol sem os devidos cuidados ou de forma excessiva.

Tratando corretamente e tomando todos os cuidados diariamente é possível que os episódios de melasma não voltem a se repetir, apesar da doença ainda não ter cura.

Complicações possíveis

Corretamente tratado, com o dermatologista, o melasma não apresenta complicações referentes à doença, apesar dele poder demorar um pouco para começar a clarear e pode ser uma doença recorrente (crônica).

Melasma tem cura?

Após o aparecimento do melasma, o paciente pode esperar que ele demore alguns meses para começar a regredir, e mesmo depois de clareado é necessário continuar com um tratamento de manutenção recomendado pelo dermatologista. Mesmo assim, como ainda não há cura para o melasma, as manchas podem voltar à pele depois de algum tempo.

O mais importante no caso do melasma, é evitar a exposição solar e sempre usar bons protetores solares com o mínimo de FPS 30. Como a pele se torna mais sensível, é bom sempre atentar para a qualidade dos cremes e maquiagens que usará daí por diante, uma vez que irritações também podem interferir no melasma.

Também pode ser necessário rever o uso de hormônios como repositores ou para controle de natalidade. É importante seguir as recomendações médicas caso a caso, no mais, a doença não traz grandes complicações para a vida do paciente.

Prevenção

O uso de protetor solar diariamente é importante para todas as pessoas, mas para aquelas que sabidamente têm tendência a adquirir o melasma ou se enquadram nos fatores de risco os cuidados devem ser ainda maiores. O principal da prevenção é evitar a exposição ao sol e sempre usar um bom protetor solar no rosto e demais áreas expostas. A aplicação deve acontecer várias vezes ao dia com a finalidade de evitar o estímulo para produção de pigmento. Se a pessoa já apresentou os sintomas ou sabe-se que tem grande tendência a desenvolver melasma, ela ainda pode conversar com os médicos para, se possível, evitar pílulas anticoncepcionais e reposição de hormônios.

Referências

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Revisado por: Carolina Marçon, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia – CRM: 113379
Academia Americana de Dermatologia

Governo federal propõe salário mínimo de R$ 1.039 em 2020

O salário mínimo proposto pelo governo federal para o ano que vem é de R$ 1.039. O valor consta na Proposta de Lei Orçamentária (PLOA) de 2020, que foi enviado nesta sexta (30) para análise do Congresso Nacional, juntamente com o texto do projeto de lei que institui o Plano Plurianual (PPA) da União para o período de 2020 a 2023.

O valor previsto agora está abaixo da última projeção, anunciada em abril, que indicou um salário mínimo de R$ 1.040. A revisão para baixo está relacionada à correção do valor do salário mínimo de 2020 ser corrigido pela inflação desse ano, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que registrou queda nos últimos meses (de 4,19% para 4,09%).

Cada aumento de R$ 1 no mínimo terá impacto de cerca de R$ 298,2 milhões no Orçamento de 2020. A maior parte desse efeito vem dos benefícios da Previdência Social de um salário mínimo.

Mesmo com a ligeira redução, o salário mínimo do ano que vem vai ultrapassar a faixa R$ 1 mil pela primeira vez na história. O reajuste representa uma alta de um pouco mais de 4% em relação ao valor atual (R$ 998).

Com informação: Agência Brasil

PUBLICIDADE:

Treze novos municípios do RN passam a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

Ao todo, treze municípios do RN passaram a integrar o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019 – 2021, totalizando 79 cidades distribuídas nos cinco polos do estado. 

Em dezembro do ano passado, o Governo Federal estabeleceu critérios para a atualização do Mapa. Passam a integrar os municípios: 

Pedro Velho, 
Santo Antônio, 
Tapi, 
Riachuelo, 
Upanema, 
Serra do Mel, 
Pendências, 
Fernando Pedroza, 
Vila Flor, 
São Francisco do Oeste, 
Olho d’água dos Borges, 
Jardim do Seridó, 
São João do Sabugi.

Para a secretária de Turismo do RN, Aninha Costa, aumentar o número de municípios contemplados pelo Mapa é fundamental para interiorização do turismo no estado. “Enquanto o país teve uma redução no número de municípios que atingiram as exigências do Mtur para participarem do Mapa, o Rio Grande do Norte aumentou. Resultado de muito trabalho da Secretaria de Turismo que fez a orientação aos municípios para que cumprissem todos os critérios”, explicou a titular da pasta.

O Ministério do Turismo divulgou na última segunda-feira (26), no Diário Oficial da União (DOU), o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Totalizando 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas e incluídas na atualização da plataforma. Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo MTur, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

O trabalho da Secretaria de Turismo para orientar os municípios no que diz respeito à formalização das instâncias de governança vem sendo realizado ao longo das reuniões dos polos turísticos do estado. “É um trabalho minucioso, que exige atenção e compromisso. Para tanto, iremos promover um seminário em Natal no próximo dia 19 de setembro para detalhar todos os passos de formalização das instâncias regionais”, ressaltou a subsecretária de turismo, Solange Portela.

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e conta ainda com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem. A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa e faz parte do rol de 2.694 destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.

PUBLICIDADE:

30 de ago. de 2019

Justiça determina que Governo do RN transfira policiais civis em funções administrativas para delegacias

Polícia Civil do RN tem apenas 1.461 cargos ocupados do total de 5.150 previstos em lei — Foto: G1 RN
A Justiça determinou que o Estado do Rio Grande do Norte deixe de lotar policiais civis nos setores administrativos da Delegacia Geral de Polícia Civil e na Secretaria Estadual de Segurança e que os servidores sejam realocados para as delegacias e divisões especializadas para exercer as atividades de investigação. Segundo o Ministério Público, há pelo menos 212 policiais civis, entre delegados, escrivães e agentes, afastados da atividade-fim e em atividades meramente administrativas e burocráticas.

De acordo com a Justiça estadual, dos 5.150 cargos de policial civil, previstos por lei, somente 1.461 estão preenchidos, ou 28,36%, estão preenchidos. Além disso, 317 estão exercendo funções administrativas ou cedidos a outros órgãos.

A decisão do juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal, atendeu parcialmente a uma medida liminar pedida pelo Ministério Público Estadual. A exceção é para os cargos comissionados e funções gratificadas, bem como os que estão em unidades operacionais, como divisão de homicídios e outras especializadas, delegacias regionais e núcleo de inteligência, por exemplo.

Em um prazo de 12 meses, o governo deverá trabalhar para que pelo menos 50% dos policiais civis que se encontrem exercendo atividades administrativas sejam enviados de volta às delegacias.

Conforme a ação civil pública aberta pelo Ministério Público Estadual, nos últimos anos o Estado do Rio Grande do Norte vem vivenciando um "aumento vertiginoso da criminalidade", evidenciado nos números estatísticos que apontariam o estado como um dos mais violentos do país.

Apesar disso, o MP considerou que a administração pública não vem tratando o problema como prioridade. Isso porque, além da Polícia Civil ter uma quantidade baixa de servidores efetivos, possui parte considerável deles em atividades administrativas, cedidos para outros órgãos, o que prejudicaria a atividade-fim da polícia e caracterizaria desvio de função.

Em petição, o Estado do Rio Grande do Norte argumentou que a lotação dos policiais civis é necessária por causa insuficiência de servidores públicos do quadro de pessoal da administração direta, para atender as demandas dos órgãos públicos, e a utilização de policiais civis nas atividades administrativas da Degepol e da Sesed seria para garantir o funcionamento adequado da máquina administrativa.

O Estado ainda alegou que a pretensão do Ministério Público afronta o poder discricionário da Administração Pública quanto à gestão da política de pessoal.

Decisão

Ao analisar o pedido liminar, o juiz Bruno Montenegro ressaltou que a segurança pública é um direito fundamental expressamente previsto na Constituição Federal, cuja efetivação é um dever do Estado, mediante adoção de políticas públicas que forjem condições para a sua concretização, em prol da sociedade. Ainda declarou que é notório e evidente o aumento vertiginoso da criminalidade no Rio Grande do Norte. P

ara Bruno Montenegro, os dados estatísticos indicados pelo MP demonstram o panorama. “O Estado do Rio Grande do Norte, em curto intervalo de tempo, alcançou números de criminalidade espantosos, os quais atribuíram-lo o signo de um dos locais mais perigosos do país”, afirmou.

Também na decisão, o magistrado ressaltou que dos 5.150 cargos de policial civil, previstos na Lei Complementar Estadual nº 417/2010, somente 1.461 estão preenchidos, o que corresponde a 28,36% do efetivo previsto em lei. Além disso, verificou que cerca de 317 policias civis estão exercendo funções administrativas, cedidos para outros órgãos, sem lotação ou com cargo em vacância.

“Desse forma, considero que o número excessivo de cargos vagos no âmbito da polícia civil do Rio Grande do Norte e a quantidade expressiva de policiais civis designados para o exercício de atividades administrativas diversas da atividade-fim da polícia civil demonstram evidente omissão do ente público demandado em zelar pela manutenção de condições adequadas ao exercício da função precípua da polícia civil, prejudicando sensivelmente o combate às atividades criminosas e, por consequência, violando o dever constitucional de garantia da segurança pública”, definiu o julgador.
Via https://g1.globo.com/

Prefeitura de Santa Cruz,RN dá início ao pagamentos dos servidores públicos municipais referente ao mês de Agosto; confira

PAGAMENTO NA CONTA! A Prefeitura de Santa Cruz inicia nesta sexta-feira (30) o pagamento dos servidores públicos municipais. O calendário segue até segunda-feira (02) com o mesmo esquema de pagamento dos meses anteriores.

Adolescente de 16 anos morta com tiro de espingarda na zona rural de Santa Cruz,RN; Polícia investiga provável tiro acidental

Uma adolescente de 16 anos, identificada como Jamile Silva Souza, morreu ao levar um tiro de espingarda na noite desta segunda-feita (26) no Sítio Cacaruaba, na zona rural de Santa Cruz, região Agreste potiguar. Segundo a Polícia Civil, apenas um irmão da vítima, um menino que tem 11 ou 12 anos, estaria em casa no momento do disparo.

Delegado regional de Santa Cruz, Jaime Groff disse ao G1 que as informações que se têm até o momento são preliminares, e que a família da adolescente deverá ser ouvida ainda nesta terça (27). "Vamos intimar os pais dela, que disseram que estavam no hospital quando a filha levou o tiro, e também vamos ouvir o irmão da garota", revelou.

Ainda de acordo com o delegado, "vizinhos disseram à Polícia Militar que o garoto estava manuseando a arma, uma espingarda de caça de fabricação caseira, quando ela disparou. Mas, também teriam dito que o menino nega essa versão, e que alguém teria entrado na casa e atirado na irmã dele. Por isso precisamos ouvir todo mundo para podermos esclarecer o que de fato aconteceu", ressaltou Groff.

"Até mesmo a arma que foi apreendida, ainda precisamos ter certeza se ela pertence mesmo aos pais da menina e se foi dela que partiu o disparo. Acreditamos que sim, porque os PMs relataram que deu pra sentir um cheiro forte de pólvora, mas é preciso que a perícia confirme", acrescentou.

Via G1/RN

29 de ago. de 2019

Santa Cruz, recebe neste sábado(31) a Carreta da Mamografia; saiba mais informações

Em parceria com a Laboclínica Trairi de Santa Cruz estaremos recebendo neste sábado(31) o Mama Móvel, Veiculo equipado para realizar Mamografias, onde estará estacionado em frente a Laboclínica Trairi de Santa Cruz, Realizando mamografias durante todo o dia a um preço popular , venha realizar este exame tão importante para a prevenção do câncer de mama.

Não perca essa oportunidade, ligue agora mesmo e agende seu exame no 9.9691-1514, 9.8797-3805 ou no 3291-3805

Sine oferece 214 vagas de emprego no Rio Grande do Norte


O Sistema Nacional de Emprego (Sine) abriu 214 oportunidades de emprego no Rio Grande do Norte nesta terça-feira (20). Há vagas permanentes Grande Natal, Mossoró e Região, Bom Jesus, Santa Cruz, Guamaré, João Câmara e Currais Novos.

Existem oportunidades de emprego para cargos como auxiliar de cozinha, atendente de mesa e recepcionista de hotel (veja a lista completa no fim).

Para concorrer a algum dos cargos, os interessados devem ser cadastrados no sistema Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho, ou devem procurar uma agência do Sine nas Centrais do Cidadão de Natal ou do interior do estado. É preciso levar documentos pessoais, carteira de trabalho e comprovante de residência atualizado.

Natal e Grande Natal – 9 vagas
Cartazeiro (1)
Consultor de vendas (1)
Eletrotécnico (1)
Instalador de sistemas eletroeletrônicos de segurança (1)
Mecânico de afinação de motores diesel (exceto de veículos automotores) (2)
Recepcionista de hotel (1)
Sondador de poços tubulares e sistemas rotativos (1)
Técnico em segurança do trabalho (1)

Mossoró e região – 4 vagas
Atendente de clínica médica (1)
Costureira em geral (1)
Vendedor pracista (2)

Bom Jesus / Santa Cruz e região – 100 vagas
Atendente de mesa (50)
Auxiliar de cozinha (50)

Guamaré / João Câmara e região - 100 vagas
Atendente de mesa (50)
Auxiliar de cozinha (50)

Currais Novos e região – 1 vaga
Consultor de vendas (1)

Via G1/RN

Campanha Nota Potiguar anuncia os novos ganhadores do segundo sorteio


A campanha Nota Potiguar, que distribui prêmios em dinheiro e outras vantagens a quem pede para inserir o CPF na hora das compras, realizou o segundo sorteio da premiação. A relação dos vencedores foi publicada nesta terça-feira (27) no Diário Oficial do Estado (DOE). Seis pessoas foram contempladas com prêmios variando de R$ 4 mil a R$ 50 mil, assim como as instituições filantrópicas escolhidas pelos sorteados vão receber o equivalente à metade do valor dos prêmios. Promovida pelo Governo do Estado e Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN), a ação faz parte do Programa de Educação Fiscal do RN e visa conscientizar o cidadão da importância do recolhimento de tributos para manutenção de serviços públicos essenciais.

Foram sorteados Elenir Bernardino Lopes da Silva (R$ 50 mil), Gabriela Ferreira da Silva (R$ 30 mil), Osmar Rodrigues dos Santos (R$ 20 mil), Liliana Coutinho de Andrade (R$ 10 mil), Claudio Maciel da Silva (R$ 4 mil) e Mauricio Antônio de Camargo (R$ 4 mil). Esses cidadãos escolheram uma instituição no momento do cadastro no aplicativo da Nota Potiguar e, por isso, elas recebem um prêmio equivalente a 50% do valor recebido pelo usuário.

Foram contemplados o Lar Espírita Alvorada Nova (R$ 25 mil), Hospital Infantil Varela Santiago (R$ 10 mil), Associação Caravana Natal Feliz (R$ 5 mil), Casa De Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva (R$ 2 mil) e a Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer, por ganhar dois prêmios, totalizando o valor R$ 17 mil. Além desse dinheiro, essas e outras 30 instituições também foram contempladas pelo rateio de R$ 100 mil. Elas partilham, por terem atingido pelo menos 0,5% do total de pontos, um prêmio de R$ 30 mil igualitariamente. Mais R$ 70 mil serão distribuídos proporcionalmente entre as instituições que atingiram o maior número de pontos. 

 A relação completa das instituições ganhadoras e os valores a serem pagos está no DOE (http://diariooficial.rn.gov.br).

Ao todo, são distribuídos todos os meses R$ 118 mil para os consumidores e R$ 159 mil para as instituições filantrópicas cadastradas com sorteios baseados nos números da Loteria Federal. A campanha já conta com mais de 117,3 mil usuários, que instalaram o aplicativo da campanha, 109 instituições cadastradas e 39,8 mil estabelecimentos que integram a campanha. Nesse período, foram processados 5,5 milhões de documentos fiscais emitidos. Com esse segundo sorteio, o Governo do Estado e a Secretaria Estadual de Tributação somam mais de meio milhão de reais distribuídos entre os usuários do aplicativo e as instituições cadastradas na ação.

Mega-Sena 2.183 acumula e pode pagar R$ 47 milhões no próximo sábado

Mais uma vez ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena, concurso 2.183, que aconteceu na noite de quarta-feira, 28 de agosto, em São Paulo, e o prêmio para o próximo sorteio, que acontecerá no sábado, 31 de agosto de 2019, está estimado em R$ 47 milhões. Confira as dezenas sorteadas:

MEGA-SENA, CONCURSO 2183:
13 – 26 – 30 – 34 – 43 – 51

O prêmio de R$ 42.642,36 será pago às 74 apostas que acertaram cinco números. Já a quadra foi certeira para 6.087 apostas, e cada uma vai levar R$ 740,57.

28 de ago. de 2019

Arqueólogos descobrem restos de 227 crianças sacrificadas no Peru


Arqueólogos descobriram tumbas de 227 crianças em Huanchaco, sítio arqueológico no Peru — Foto: PROGRAMA ARQUEOLOGICO HUANCHACO/AFP

Um grupo de arqueólogos descobriu os restos de 227 crianças oferecidas em um ritual da cultura pré-colombina Chimu, na costa norte do Peru. Esta é a maior descoberta de sacrifícios de menores do mundo.

"Até agora encontramos os restos de 227 crianças sacrificadas da cultura Chimu", disse o arqueólogo Feren Castillo, que fez parte da equipe. As escavações começaram em 2018.

O local de sacrifício foi descoberto no setor Pampa La Cruz em Huanchaco, um município litorâneo de Trujillo, a terceira cidade do Peru, a 700 km ao norte de Lima.

Castillo afirmou que os menores, com idades entre 4 e 14 anos, foram sacrificados em um ritual aos deuses da cultura Chimu (de 1.200 a 1.400 anos de antiguidade) com a finalidade de aplacar as catástrofes naturais ligadas ao fenômeno climático El Niño.

“Os restos das crianças estão de frente para o mar. Alguns têm protetores de pele, cabelo e prata. A maioria está na posição de decúbito dorsal, isto é, deitada. O interessante é que eles têm marcas de corte externas, cortes muito finos. Encontramos no ano passado a faca com a qual eles fizeram esses sacrifícios, e o que suspeitamos é que a pessoa que executou deve ter tido muita experiência porque os cortes feitos nas crianças no esterno são muito bem feitos", explica o arqueólogo em entrevista à RFI.

Datação por carbono

"Fizemos datação por radiocarbono e pudemos verificar que são da cultura Chimu, porque as datas correspondem à época em que os Chimus controlavam a costa norte do Peru", continua Castillo.

A equipe acredita que é possível que esses sacrifícios tenham como objetivo aplacar os desastres naturais ligados ao fenômeno climático El Niño:

"Encontramos evidências de chuva, o que sugere que esse sacrifício foi feito durante um fenômeno de El Niño, um evento climático em a costa norte do Peru".

O sítio de Huanchaco não representa a primeira descoberta maciça de crianças sacrificadas em Pampa La Cruz. Em junho de 2018, foram encontrados restos de 56 crianças.

Pampa la Cruz fica a dois quilômetros de Huanchaquito, onde em abril de 2018 foram descobertos os restos de 140 crianças e 200 lhamas oferecidas em um ritual similar, cujos restos datam do período entre os anos 1400 e 1450.

A civilização Chimu se estendeu ao longo da costa peruana até o atual Equador. Ela desapareceu por volta do ano 1475 ao ser conquistada pelo império inca.

Vem ai o 8º Circuito Estadual de Jogos de Damas em Santa Cruz,RN, veja como fazer sua inscrição

Acontece no dia 08 de Setembro no IFRN em Santa Cruz,RN a partir das 08hs:30 min com premiação de 1 mil reais e mais troféu e medalha. Inscrições são de 30 reais na série A e 20 reais na série B.

Grêmio vira sobre o Palmeiras no Pacaembu e vai à semifinal da libertadores

O Grêmio está em mais uma semifinal da Copa Libertadores. Depois de perder o primeiro jogo em Porto Alegre por 1 a 0, o Tricolor ainda saiu perdendo para o Palmeiras, nesta terça, no Pacaembu, mas contou com a decisiva atuação de Everton para virar para 2 a 1 e ficar com a vaga. 

O atacante fez o gol de empate e construiu uma linda jogada passando por cinco adversários para Alisson marcar o segundo – a partida foi disputa no estádio municipal de São Paulo já que a arena alviverde está sendo utilizada para a realização de shows da dupla Sandy e Júnior.
Marcos Rocha disputa lance com Everton (Foto: Marcos Ribolli)

Alerta! Rio Grande do Norte tem 4 casos confirmados de sarampo

O Rio Grande do Norte tem 4 casos confirmados de sarampo de 1º de janeiro a 24 de agosto de 2019. Outros 11 casos notificados seguem em investigação no estado, segundo a Secretaria Estadual de Saúde Púplica (Sesap).

Ainda segundo a Sesap, neste período foram notificados 22 casos suspeitos de sarampo no RN, dos quais 7 foram descartados após investigação.

Os 4 casos confirmados são de moradores de Natal, Extremoz, Macaíba e Tibau do Sul. Dois destes casos são de pacientes que possivelmente contraíram a doença em São Paulo.

De acordo com a Sesap, os casos suspeitos só são efetivamente confirmados ou descartados após serem analisados todos os critérios clínicos, laboratoriais e epidemiológicos.

No dia 21 de agosto, a partir de uma recomendação o Ministério da Saúde, o Rio Grande do Norte iniciou a vacinação contra o sarampo de todas as crianças entre 6 meses e 1 ano. Antes, o reforço era indicado somente para aquelas que fossem viajar para municípios com surto da doença no país. De acordo com o ministério, o grupo formado pelas crianças menores de 1 ano é o mais afetado pela doença.

A vacina contra o sarampo está disponível nos postos de saúde da rede pública.

PUBLICIDADE:

27 de ago. de 2019

Store Multimarcas Inovação em moda masculina e feminina; localizada ao lado da Loja Maré Mansa em Santa Cruz,RN









Vereador de São Bento do Trairi "Josa de Maura" apresenta projeto de lei sobre divulgação de medicamentos disponíveis no município


O vereador e ex-presidente da Câmara de São Bento do Trairí, Josival Gonçalves da Costa, também conhecido por Josa de Maura, apresentou à Casa Legislativa um Projeto de Lei que determina ao município fazer a divulgação da relação atualizada dos medicamentos disponíveis na rede pública municipal.

O Projeto foi apresentado na última sessão e aprovado por unanimidade pelos vereadores. Em sua justificativa, o vereador mais votado de São Bento do Trairí nas eleições municipais de 2016 disse que "o presente projeto de lei obriga o Município a divulgar a relação de medicamentos disponíveis na rede de saúde pública municipal, tanto no site oficial da Prefeitura como nas unidades de saúde".

"Acreditamos que é direito do cidadão ter acesso à relação de medicamentos que são distribuídos de maneira gratuita para os pacientes da rede de saúde pública municipal, sendo divulgação clara, objetiva e transparente um avanço substancial aos que utilizam o Sistema Único de Saúde", declarou o vereador.

O cidadão precisa ter ciência de quais medicamentes ele tem o direito de acessar graciosamente, custeados pelos cofres públicos. Da mesma forma ter o conhecimento dos medicamentos em falta ajuda o paciente a não perder seu tempo de vida, deslocando-se até as unidades de saúde e aguardando em filas para ser atendidos e receber a resposta que tal medicamento está em falta. O projeto traz benefícios para os pacientes são-bentenses e para o todo sistema de saúde pública municipal.

"Tenho essa proposta de divulgação da referida relação como uma forma de prestigiar a transparência pública e, sem dúvida alguma, a eficiência dos serviços públicos de saúde", concluiu o vereador Josa de Maura.
Via https://diariodoagrestern.blogspot.com

Santa-cruzense é vice campeão da Etapa do Campeonato Estadual de jogos de damas em Natal,RN

Última etapa Campeonato Estadual de jogos de damas ocorreu no dia 25 de agosto do corrente ano. Evento realizado em Natal,RN contou com 30 participantes representando 11 municípios; (Natal – Parnamirim – Extremoz – Nova cruz – Tangara – Santa Cruz – Macaíba – Assu – Ruy Barbosa – Acari – Mossoró) onde apenas 06 (seis) foram os classificados para a etapa subseqüente. 

A solenidade de entrega dos troféus,será efetuada no dia 08/09/19 no Circuito Estadual que será realizado no município de Santa Cruz/RN – as 08hs:30min por ocasião da abertura do  evento que será realizada na IFRN.
      
Campeão estadual André Luiz Natal Rn
Vice-campeão Emanuel Ferreira ( Nel ) Santa Cruz Rn
3° colocado Roberto Medeiros de Natal Rn

Os três finalistas: campeão André no centro, vice-campeão Emanuel Ferreira ( Nel) do lado direito e 3° colocado Roberto Medeiros do lado esquerdo.
Foto da primeira fase dia 28 de julho 2019

Ação de combate ao tráfico de drogas prende 21 suspeitos no interior do RN

Vinte e uma pessoas, todas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas, foram presas por policiais civis e militares na manhã desta terça-feira (27) nas cidades de Caiçara do Norte, João Câmara e São Bento do Norte, na região do Mato Grande potiguar. Uma balança de precisão e dinheiro foram apreendidos.

Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Civil, a ação foi denominada de Operação Retorno. Cinco mandados expedidos pela Justiça foram cumpridos dentro de presídios.

Participaram da ação 20 equipes da Polícia Civil e 10 da PM.
Via G1/RN

PUBLICIDADE:

Lotofácil: veja os números sorteados nesta segunda-feira(26)


A lotofácil desta segunda-feira (dia 26) está acumulada. O apostador que conseguir acertar as 15 dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal vai levar para casa um prêmio de R$ 5 milhões.

OS NÚMEROS SORTEADOS PARA A LOTOFÁCIL NESTA SEGUNDA-FEIRA SÃO:

02, 03, 04, 07, 08
09, 11, 13, 15, 17
18, 20, 21, 22, 25

Premiação

15 acertos
10 apostas ganhadoras, R$ 485.249,47

14 acertos
1150 apostas ganhadoras, R$ 926,52

13 acertos
32229 apostas ganhadoras, R$ 20,00

12 acertos
288348 apostas ganhadoras, R$ 8,00

11 acertos
1443814 apostas ganhadoras, R$ 4,00

Detalhamento
MACEIÓ - AL
1 aposta ganhou o prêmio para 15 acertos

PIRITIBA - BA
1 aposta ganhou o prêmio para 15 acertos

FRUTAL - MG
1 aposta ganhou o prêmio para 15 acertos

CERRO LARGO - RS
1 aposta ganhou o prêmio para 15 acertos

ESTEIO - RS
1 aposta ganhou o prêmio para 15 acertos

SOMBRIO - SC
1 aposta ganhou o prêmio para 15 acertos

CAMPOS DO JORDÃO - SP
1 aposta ganhou o prêmio para 15 acertos

PONTAL - SP
1 aposta ganhou o prêmio para 15 acertos

SÃO PAULO - SP
2 apostas ganharam o prêmio para 15 acertos
Arrecadação total

R$ 32.420.708,00  Veja o detalhamento

PARCEIROS DO BLOG - LEIA TAMBÉM