Menu - Pages

31 de mai. de 2016

Senado aprova pena mais rigorosa para os crimes de estupro coletivo

Do G1 - O Senado aprovou nesta terça-feira (31) um projeto de lei que prevê pena mais rigorosa para os crimes de estupro praticados por duas ou mais pessoas. A proposta, além de agravar a punição, tipifica o crime de estupro coletivo que, atualmente, não é previsto no Código Penal brasileiro. O texto ainda precisará ser analisado pela Câmara dos Deputados.

Resultado de imagem para ESTUPROAtualmente, o crime de estupro praticado por uma pessoa tem pena prevista de 6 a 10 anos de prisão. 

Nos casos de estupro de vulnerável, quando o crime é praticado contra uma criança de até 14 anos, a pena prevista é de até 15 anos de reclusão. 

Pela proposta aprovada, caso o crime seja cometido por duas ou mais pessoas, a pena será aumentada de um terço a dois terços, o que poderia totalizar até 25 anos de prisão, nos casos de estupro de vulnerável.

Conforme já previsto em lei, a proposta mantém pena de 30 anos de prisão para os casos em que a vítima de estupro morrer.

O texto também prevê a criação de um dispositivo no Código Penal para punir, com 2 a 5 anos de prisão, a pessoa que “oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, distribuir, publicar ou divulgar por qualquer meio, inclusive por meio de sistema de informática ou telemático, fotografia, vídeo ou outro registro que contenha cena de estupro”.

Confira o calendário de pagamento dos servidores do RN referente a maio

O Governo do Rio Grande do Norte começa a pagar os salários do mês de maio dos servidores ativos na próxima segunda-feira (6). Ao todo, 56 mil servidores da administração direta e indireta receberão os salários até o dia 8 de junho. Aposentados e pensionistas recebem nos dias 9, 10 e 11 de junho. O calendário foi divulgado na tarde desta terça-feira (31).

Os funcionários da Educação terão os vencimentos depositados dia 6 (segunda-feira); Saúde e o sistema de Segurança receberão dia 7 (terça-feira); e os servidores das demais secretarias e órgãos recebem o pagamento dia 8 (quarta-feira).

Os servidores dos órgãos que possuem receita própria (Detran, CAERN, Idema, DEI, Jucern e Potigás) já receberam os salários do mês de maio.

A partir do dia 9, o Governo vai aportar para a cobertura de déficit previdenciário aproximadamente R$ 102 milhões. Esse valor se somará aos R$ 60 milhões oriundos da contribuição patronal (22%) e do servidor (11%). Estes recursos são necessários ao pagamento dos inativos e pensionistas efetuados e creditados em conta nos dias 9, 10 e 11 de junho.

País tem primeiro teste rápido nacional para zika; resultado sai em 20 minutos

Por Sayonara Moreno, Agência BrasilA Secretaria de Saúde da Bahia obteve o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e apresentou hoje (31) em Salvador, o primeiro teste sorológico rápido nacional para detecção do vírus Zika. Assim, o exame que costumava levar semanas terá resultado em até 20 minutos.

Resultado de imagem para País tem primeiro teste rápido nacional para zika; resultado sai em 20 minutosO Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, destaca que o teste rápido facilitará a vida da população, ao permitir às mulheres, por exemplo, saberem se já foram ou estão infectadas pelo vírus.

“Hoje existe uma quantidade de pessoas com sintomas que não têm o diagnóstico definitivo, ou seja, você acha que a pessoa tem a zika, mas pode ser uma outra virose. A partir de agora, principalmente para as mulheres em idade gestacional, ter a informação se ela teve ou ainda não zika é extremamente relevante para a decisão dela, em iniciar uma gestação”, ressalta Fábio Villas-Boas.

Procedimento

O dispositivo tem duas fitas portáteis (cassetes), que usam uma pequena amostra de soro do paciente. Uma das fitas reage com o anticorpo IgM, identificando infecções de até duas semanas. Já o segundo cassete reage ao IgC e identifica se o paciente já teve a infecção há mais tempo. Isso permite que o teste rápido detecte os anticorpos contra o vírus da Zika, no organismo do paciente, em qualquer fase da doença.

“A zika, antes era diagnosticada, em laboratório através do PRC [método que detecta a presença de carga genética do vírus], o que era demorado e muito custoso. A partir de agora, poderemos oferecer o diagnóstico em qualquer posto de saúde nos lugares mais distantes do país, e em apenas 20 minutos, a população terá a resposta se tem ou teve zika”, explica o secretário.

Parceria

O teste foi desenvolvido em parceria da Sesab com uma empresa sul-coreana, que transferiu a tecnologia ao laboratório fabricante, a Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (BahiaFarma), ligado à Secretaria de Saúde do estado. Com a autorização concedida pela Anvisa, o laboratório aguarda o pedido do Ministério da Saúde para iniciar a fabricação e distribuição a toda a população brasileira. A previsão inicial pode ser de até 500 mil testes por mês.

“O processo iniciou-se em agosto do ano passado, com a assinatura do protocolo, porém o desenvolvimento do produto ocorreu entre setembro e janeiro, e nós começamos a fazer escalonamento de lotes-piloto, para registro do produto”, conta o diretor-presidente do Laboratório público, BahiaFarma, Ronaldo Dias.

A Agência Brasil procurou o Ministério da Saúde sobre a previsão de pedido para a fabricação dos produtos, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.

O vírus Zika foi descoberto, na Bahia, em julho de 2015, quando casos associados à Síndrome de Guillan-Barré foram confirmados. De acordo com a Sesab, nos cinco primeiros meses deste ano, 36.725 casos foram registrados na Bahia.

Ao vivo na TV: veja os jogos que terão transmissão no meio de semana

As transmissões abaixo referem-se aos canais TV Globo (e suas afiliadas), SporTV e Premiere e estão no horário de Brasília. 

TERÇA-FEIRA, 31

Brasileirão Série B

19h15 Criciúma x Avaí
Transmissão: Premiere (com André Lino e Paulinho Criciúma)

19h15 Brasil de Pelotas x Paysandu
Transmissão: Premiere (com Márcio Meneghini e Batista)

19h15 Sampaio Corrêa x Bragantino
Transmissão: Premiere (com Laércio Costa e Roberto Fernandes)

19h15 Ceará x Goiás
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Fábio Pizzato e Paulo César Norões)

19h15 Vila Nova x CRB
Transmissão: Premiere (com Victor Roriz e Kleber Guerra)

19h15 Londrina x Paraná
Transmissão: Premiere (com Luiz Augusto Xavier e Gil Rocha)

19h15 Bahia x Náutico
Transmissão: SporTV (menos BA) e Premiere (com Rembrandt Júnior e Jorge Allan)

21h30 Oeste x Vasco
Transmissão: SporTV (menos Barueri) e Premiere (com Odinei Ribeiro e Wagner Vilaron)

21h30 Luverdense x Atlético-GO
Transmissão: Premiere (com Flávio Santos e Hildebrando Daltro)

21h30 Tupi-MG x Joinville
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Jaime Júnior e Henrique Fernandes)

QUARTA-FEIRA, 01

Amistoso Internacional

11h30 Espanha x Coreia do Sul
Transmissão: SporTV 2 (com Eusébio Resende e Ricardo Gonzalez)

Brasileirão Série A

19h30 Internacional x Atlético-PR
Transmissão: SporTV (com Luiz Alano e Batista)

21h Coritiba x Chapecoense
Transmissão: Premiere (com Linhares Júnior e Gil Rocha)

21h Santa Cruz x Sport
Transmissão: Premiere (com Rodrigo Raposo e Chiquinho)

21h Corinthians x Santos
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Jota Júnior e Belletti)

21h45 Botafogo x Cruzeiro
Transmissão: TV Globo para MG (com Rogério Correa, Bob Faria e Márcio Rezende Freitas) e Premiere e Premiere HD (com Guto Nejaim e Edinho)

21h45 Figueirense x São Paulo
Transmissão: TV Globo para SP, PR, MS e MT (com Cleber Machado, Caio Ribeiro e Paulo César Oliveira) e Premiere (com André Lino e Paulinho Criciúma)

21h45 Atlético-MG x Fluminense
Transmissão: TV Globo para RJ, RS, SC, ES, GO, TO, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Luis Roberto, Juninho Pernambucano e Renato Marsiglia) e Premiere (com Julio Oliveira e Henrique Fernandes)

Copa do Brasil

19h30 Gama x ABC
Transmissão: SporTV 2 (com Claudio Uchoa e André Loffredo)

QUINTA-FEIRA, 02

Brasileirão Série A


19h30 América-MG x Ponte Preta
Transmissão: Premiere (com Jaime Júnior e Henrique Fernandes)

21h Flamengo x Vitória
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Antero Neto e Raphael Rezende)

21h Palmeiras x Grêmio
Transmissão: SporTV (menos SP) e Premiere (com Milton Leite e Belletti)

PSD de Santa Cruz faz reunião e define os candidatos a prefeito e vice


O blog já tinha antecipado em uma matéria aqui publicada desta reunião,que aconteceu no último sábado (27), o diretório municipal do PSD de Santa Cruz fechou questão no nome do seu pré-candidato na majoritária das eleições municipais de 2016. 

O partido é presidido pelo ex-prefeito Péricles Rocha, que recebeu em sua residência várias lideranças do partido e da oposição de Santa Cruz.

Na reunião ficou definido a indicações para a chapa majoritária. Com o nome de Josemar pelo PSD para Vice e Gilcelly Adriano do, PR para Prefeito.

Santa Cruz,RN: Setor do Bolsa Família realiza visitas e convoca beneficiários para regularizar situação cadastral

O setor do programa Bolsa Família em Santa Cruz, que funciona na Secretaria Municipal de Assistência Social, está realizando visitas com diversas listas de pessoas que precisam atualizar suas informações.
Resultado de imagem para averiguação cadastral 2016Desde o início do mês, técnicos do setor têm visitado cerca de 1.700 famílias que precisam atualizar as informações escolares dos beneficiários do programa. Em geral, faltam principalmente informações de matriculas dos alunos.

Estas famílias que estão recebendo as visitas devem procurar o mais rápido possível o setor com a declaração escolar para que o cadastro seja atualizado, evitando maiores problemas com o recebimento do beneficio.

Outra lista com mais de mil pessoas que chegou ao setor em Santa cruz são com averiguações de dados cadastrais de beneficiários. Estas informações foram repassadas porque o Ministério do Desenvolvimento Social encontros inconsistências nos benefícios.

O setor do Bolsa Família está realizando a atualização cadastral para as famílias que estão há mais de dois anos sem atualizar suas informações. Os beneficiários são convocados por terminal do Numero de Identificação Social. Atualmente, os benefícios com final 3 e 4 estão sendo convocados para atualizar as informações.

Documento para guiar 'cinquentinha' passa a ser exigido a partir desta quarta

A exigência por habilitação para conduzir as motos conhecidas como "cinquentinhas" começa a valer nesta quarta-feira (1º) em todo o Brasil. Quem descumprir cometerá infração gravíssima, com multa de R$ 574,62 (o valor é multiplicado por 3) e apreensão do veículo.

Para guiar "cinquentinha" será preciso ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, para motos, ou a chamada ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores), um documento pouco conhecido do público e que tem baixíssima procura.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), até o fim de fevereiro, havia apenas 678 ACCs emitidas no país contra mais de 25 milhões de CNHs na categoria A. O Nordeste concentra os emplacamentos das "cinquentinhas", mas, em Pernambuco, por exemplo, ninguém tirou ACC desde que ela foi liberada, há 8 meses.

"As próprias autoescolas induzem ao usuário a tirar a habilitação A, dizendo ser mais atrativa”, afirma Charles Ribeiro, diretor do Detran de Pernambuco e membro da Associação Nacional dos Detrans. A CNH do tipo "A" permite guiar qualquer tipo de moto, enquanto a ACC é restrita aos ciclomotores, ou seja, modelos de até 50 cc.

Por outro lado, tirar a ACC é mais rápido, porque são exigidas menos horas-aula. Mas a maioria dos Detrans cobra os mesmos valores para emissão da CNH (veja levantamento ao fim da reportagem).

E nem todas as autoescolas estão prontas para dar o curso para ACC, admite Ribeiro, apesar de o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ter adiado em 3 meses a aplicação de multa aos não-habilitados justamente para que os Centros de Formação de Condutores (CFCs) se preparassem.

Veja abaixo mais detalhes da ACC e compare com a CNH. Ao fim da reportagem, saiba a situação em cada estado.

ACC (AUTORIZAÇÃO PARA CONDUZIR CICLOMOTORES)

O QUE É

Documento emitido pelo Detran que permite rodar com as cinquentinhas, que são motos com motor de até 50 cc. Com a ACC, não é permitido guiar motos mais potentes.

Ela tem o mesmo visual da CNH: em todas as carteiras de habilitação existe um campo chamado ACC, que será preenchido (para quem tem a CNH ele costuma ter uma tarja preta).

COMO OBTER?

O processo é semelhante ao da obtenção da CNH, com curso e provas teórica e prática.

Mas o curso de ACC é mais rápido. No caso das cinquentinhas, são 20 horas/aula no curso teórico e 10 horas/aula para a parte prática.

Enquanto isso, para tirar a habilitação A são necessárias 45 horas/aula de teoria e 20 horas/aula de prática.

É MAIS BARATA?

Segundo levantamento do G1(veja ao fim da reportagem), na maioria dos estados as taxas cobradas pelos Detrans para emissão da ACC têm os mesmos valores da emissão da CNH do tipo A.

Em alguns estados do Nordeste, como Pernambuco, as taxas são menores.

“Em Pernambuco, Paraíba e Alagoas estamos autorizando o condutor a usar o seu próprio ciclomotor no curso, o que também ajuda na questão de preço”, diz Charles Ribeiro, diretor do Detran de Pernambuco e membro da Associação Nacional dos Detrans.

Além do valor da taxa de emissão, que é fixado pelos Detrans, são cobrados ainda os cursos da autoescola e exames médico e psicotécnico.

TODOS OS ESTADOS ESTÃO EMITINDO

Não. A maioria dos estados estão emitindo os ACCs (veja levantamento ao fim da reportagem), mas, mesmo aqueles que já estão aptos a fazer o documento declaram que a procura é muito baixa, como o caso do Detran-PE.

VANTAGENS

Com a CNH da categoria A é permitido conduzir qualquer tipo de moto, enquanto a ACC é restrita às "cinquentinhas".

Por ser mais procurada e mais comum que a ACC, é mais fácil encontrar Centros de Formação de Condutores (CFCs) que ofereçam esse curso e todos os Detrans do país emitem esse documento.

Algumas autoescolas também fazem promoções para quem tira a CNH na categoria B (para carros) tirar também a de moto, por um custo menor.

DESVANTAGENS

É preciso consultar o Detran do estado para saber se as taxas cobradas para CNH são maiores do que para ACC. Consulte também o valor cobrado pelas autoescolas, que não é tabelado.

Outra questão é que o curso para obter a carteira de habilitação é mais demorado, o que pode encarecê-lo: são necessárias 45 horas/aula de teoria e 20 horas/aula de prática. Para a ACC, são 20 horas/aula no curso teórico e 10 horas/aula para a parte prática.

Cerco às 'cinquentinhas'

Além da exigência de documentação, os condutores de "cinquentinhas" também estão sendo cobrados pelo licenciamento dessas motos. Até pouco tempo, uma grande parte delas rodava sem placa. Isso porque a legalização ficava por conta das prefeituras e muitas alegavam que não tinham como dar conta do serviço.

Em julho passado, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) mudou a regra e determinou que os Detrans deveriam emplacar os ciclomotores. Por causa disso, os licenciamentos de "cinquentinhas" aumentaram 280% em 2015, na comparação com o ano anterior.

Veja as taxas cobradas por cada estado pelas habilitações e quais emitem ACC:

Acre
Está expedindo ACC? Não.
Taxa de emissão da CNH categoria A (motos): R$ 114,52

Alagoas
Está expedindo ACC? Sim
Taxa de emissão da ACC: R$ 168,84
Taxa de emissão da CNH categoria A (motos): R$ 168,64

Amapá
Está expedindo ACC? Não
Taxa de emissão da CNH categoria A (motos): R$ 200

Amazonas
Detran não enviou as informações

Bahia
Está expedindo ACC? Sim
Taxa de emissão da ACC: R$ 158
Taxa de emissão da CNH categoria A (motos): R$ 132

Ceará
Está expedindo ACC? Não
Taxa de emissão da CNH categoria A (motos): R$ 59,11

Distrito Federal
Está expedindo ACC? Sim
Taxa de emissão ACC: R$ 80
Taxa de emissão da CNH categoria A (motos): R$ 80

Espírito Santo
Está expedindo ACC? Sim
Taxa de emissão ACC: R$ 319,02
Taxa de emissão da CNH categoria A (motos): R$ 319,02

Goiás
Está expedindo ACC? Não
Taxa de emissão da CNH categoria A (motos): R$ 177,22

Maranhão
Está expedindo ACC? Sim
Taxa de emissão da ACC: R$ 174,76
Taxa de emissão da CNH categoria A (motos): R$ 174,76

Mato Grosso
Está expedindo ACC? Não
Taxa de emissão da CNH categoria A (motos): R$ 136,4

Mato Grosso do Sul
Está expedindo ACC? Sim
Taxa de emissão ACC: R$ 51,98
Taxa de emissão da CNH categoria A (motos): R$ 51,98

Minas Gerais
Está expedindo ACC? Sim
Taxa de emissão ACC: R$ 60,22
Taxa de emissão da CNH categoria A (motos): R$ 60,22

Pará
Detran não enviou as informações

Paraíba
Detran não enviou as informações

Paraná
Está expedindo ACC? Sim
Taxa de emissão ACC: R$ 74,89
Taxa de emissão da CNH categoria A (motos): R$ 74.89

Pernambuco
Está expedindo ACC? Sim
Taxa de emissão ACC: R$ 25
Taxa de emissão da CNH categoria A (motos): R$ 126

Piauí
Está expedindo ACC?
Taxa de emissão ACC: R$ 209,30
Taxa de emissão da CNH categoria A (motos): R$ 209,30

Rio de Janeiro
Está expedindo ACC? Sim
Taxa de emissão ACC: R$ 253,94
Taxa de emissão da CNH categoria A (motos): R$ 253,94

Rio Grande do Norte
Está expedindo ACC? Sim
Taxa de emissão ACC: R$ 81
Taxa de emissão da CNH categoria A (motos): R$ 81

Rio Grande do Sul
Está expedindo ACC? Sim
Taxa de emissão ACC: R$ 48,64
Taxa de emissão da CNH categoria A (motos): R$ 48,64

Rondônia
Está expedindo ACC? Sim
Taxa de emissão da ACC: R$ 900
Taxa de emissão da CNH categoria A (motos): R$ 900

Roraima
Está expedindo ACC? Não
Taxa de emissão da CNH categoria A (motos): R$ 109,22

Santa Catarina
Detran não enviou as informações

São Paulo
Está expedindo ACC? Não
Taxa de emissão da CNH categoria A (motos): R$ 38,86

Sergipe
Está expedindo ACC? Sim
Taxa de emissão ACC: R$ 167,84
Taxa de emissão da CNH categoria A (motos): R$ 167,84

Tocantins
Está expedindo ACC? Sim
Taxa de emissão da ACC: R$ 178,23
Taxa de emissão da CNH categoria A (motos): R$ 175

* Colaboraram: G1 AM, G1 AC, G1 AL, G1 AP, G1 BA, G1 CE, G1 DF, G1 ES, G1 GO, G1 MA, G1 MG, G1 MS, G1 MT, G1 PA, G1 PB, G1 PE, G1 PI, G1 PR, G1 RJ, G1 RN, G1 RO, G1 RR, G1 RS, G1 SC, G1 SE e G1 TO.

Rafael Miotto Do G1, em São Paulo

SMS de Santa Cruz e estudantes de odontologia da UFRN capacitam Agentes Comunitários de Saúde


Secretaria Municipal de Saúde e estudantes de odontologia da UFRN capacitam Agentes Comunitários de Saúde durante a tarde de hoje (30/05).

"A importância dos ACS para a saúde bucal da população" foi o tema utilizado para conscientizar e empoderar os profissionais acerca das informações necessárias para a vigilância da saúde bucal dos usuários da Estratégia Saúde da Família.

Fonte:https://www.facebook.com/smssantacruz

Tutu Pontes é definido como pré-candidato do PT a prefeito de Santa Cruz

tutu_ptsantacruzO diretório do PT de Santa Cruz definiu seu pré-candidato a prefeito. Tutu Pontes, servidor público, é o nome do partido para disputar as eleições 2016.

De acordo com membros da executiva do partido ouvidos pelo Blog, o PT tem discutido ao longo dos meses um nome que possa trazer um novo projeto político para Santa Cruz e Tutu foi escolhido por ser um funcionário experiente na área administrativo e por ter bom diálogo com diversos setores da sociedade.

O Partido dos Trabalhadores agora busca apoios a candidatura de Tutu. Partidos de esquerda serão ouvidos, PSol, PC do B e PSTU, para que um bloco seja formado para o pleito deste ano.
Informações do Blog do Édipo Natan

30 de mai. de 2016

MPF encontra pagamentos irregulares de R$ 2,5 bilhões no Bolsa Família

O Ministério Público Federal (MPF) informou hoje (30) que foram encontradas irregularidades no valor de R$ 2,5 bilhões no pagamento dos benefícios do Programa Bolsa Família nos anos de 2013 e 2014.
De acordo com levantamento feito pelo MPF, por meio de um grupo de trabalho criado para identificar falhas nos benefícios, foram constatados saques de pessoas falecidas, de funcionários públicos, donos de empresas e doadores para campanhas políticas.

Após identificar as irregularidades, o órgão enviou as informações à Secretaria Nacional de Renda de Cidadania, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, para que a pasta se manifeste em 30 dias sobre as providências adotadas para prevenir as fraudes.

Os dados sobre as irregularidades foram levantados pelo MPF por meio de um cruzamento de dados do Portal da Transparência, do governo federal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da Receita Federal e da própria Secretaria Nacional da Renda de Cidadania.

Em nota à imprensa, o ministério disse que entrou em contato com o MPF para tratar do assunto e está aperfeiçoando a fiscalização dos pagamentos.

“O Ministério do Desenvolvimento Social não ignora a possibilidade de irregularidades ocorridas na gestão anterior. A pasta está empenhada em aperfeiçoar o controle e os mecanismos de fiscalização dos beneficiários do Bolsa Família. O MDS esteve no Tribunal de Contas da União e entrou em contato com o Ministério Público Federal para tratar do assunto. Um comitê de controle será criado para depurar e garantir que o Bolsa Família seja destinado para quem mais precisa”, diz a nota.

Por André Richter, Agência Brasil

Pagamentos de servidores do RN referente ao mês de maio devem ser realizados entre os dias 6 e 10 de junho

O governador em exercício Fábio Dantas afirmou em entrevista ao Jornal da Noite, da 95FM, nesta segunda-feira (30), que os pagamentos aos servidores devem ser realizados entre os dias 6 e 10 de junho. O calendário oficial referente ao mês de maio será divulgado nesta terça-feira (31).
Resultado de imagem para Pagamentos de servidores do RNAs datas foram discutidas em reunião realizada nesta tarde com os secretários de Finanças, Gustavo Nogueira, de Administração, Cristiano Feitosa, e técnicos das duas pastas. Durante a entrevista, Dantas salientou ainda que a previsão – a ser confirmada amanhã pelo Governo do Estado - é de que, diferente dos outros meses, sejam pagos primeiro os servidores ativos, nos dias 6, 7 e 8. A data de pagamento dos inativos será divulgada no calendário de pagamento.

“E é preciso lembrar que se o governo não está pagando dentro do mês não é porque não quer. O problema é do país inteiro, que está enfrentando uma grande crise econômica. Financeiramente para o Rio Grande do Norte, o ano de 2016 está mais difícil que 2015. Não podemos utilizar os recursos da previdência para pagar ao servidor. Tudo isso nos remonta a um contexto em que todo mês é preciso fazer uma nova avaliação”, destacou o governador em exercício, realçando que o RN será um dos primeiros estados do Brasil a pagar seus servidores.

Fábio Dantas acrescentou ainda que o Governo do Estado está trabalhando duro no enfrentamento da crise. “O governador Robinson faz sua parte quando fomenta o Turismo com a redução do ICMS do querosene de aviação (QAV); o governador Robinson faz sua parte quando trabalha para atrair indústrias para o Estado. A arrecadação do Estado permanece, mas a da União não. Para se ter uma ideia, só no repasse de royalties este mês, a frustração foi de 50%”, afirmou.

PARCEIROS DO BLOG - LEIA TAMBÉM