Menu - Pages

30 de nov. de 2023

Deputados do RN aprovam gratuidade para pessoas com deficiência em inscrições de concursos públicos estaduais

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou um projeto de lei que estabelece gratuidade para candidatos portadores de deficiência nas inscrição de concurso públicos estaduais.

A aprovação por unanimidade aconteceu nesta quarta-feira (29), durante sessão ordinária no Legislativo.

A matéria, de autoria do deputado estadual Neilton Diógenes (PP), agora segue agora para sanção ou veto da governadora Fátima Bezerra (PT).

"A definição de pessoa com deficiência será a contida no Estatuto da Pessoa com Deficiência: a aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas", afirmou o parlamentar, na justificativa apresentada aos demais deputados.

De acordo com o texto apresentado ao Legislativo, o candidato deverá comprovar a deficiência no momento da inscrição do concurso. As bancas organizadoras deverão regulamentar no edital "o tratamento que será dado aos documentos comprobatórios com vistas à isenção de taxa de inscrição e os exames necessários".

A lei ainda estabelece que o candidato deve comprovar a deficiência através de laudo médico expedido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) "e número de identificação social -NIS, como forma de comprovar ser de baixa renda".
Informações: g1 RN

29 de nov. de 2023

Começam nesta quinta-feira (30) as comemorações da Emancipação Política do município de Santa Cruz,RN

ALÔ SANTA CRUZ! Nesta quinta-feira (30) começam as comemorações da Emancipação Política de nosso município, promovidas pela Prefeitura Municipal. 

Na abertura dos festejos, o prefeito Ivanildinho vai acender as luzes natalinas de Santa Cruz. A cidade está bela e vamos juntos comemorar a chegada deste período tão especial. 

O evento acontecerá no Coreto da Praça Coronel Ezequiel Mergelino, a partir das 19h30, com Concerto Anunciação Natalina, apresentado pela Banda de Música Mestre João Roberto Paz e União. Participe! Leve sua família e vamos juntos comemorar a chegada das festividades de final de ano em Santa Cruz!

Confira toda a programação:



27 de nov. de 2023

Duas pessoas morrem e três ficam feridas em acidente entre carro e caminhão na BR-304, no interior do RN

Duas pessoas morreram e outras três ficaram feridas em um acidente entre carro e caminhão registrado na manhã deste domingo (26) na BR-304, entre os municípios de São Pedro e Santa Maria, no interior do Rio Grande do Norte.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por volta das 8h15 da manhã, foi registrada uma colisão frontal entre um carro de passeio e um caminhão. A corporação não informou o que teria causado o acidente.

O carro trafegava com quatro pessoas, duas morreram no local e as outras duas ficaram presas as ferragens. Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local para auxiliar na remoção das pessoas, que foram atendidas por unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Em um dos casos foi acionado um helicóptero do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciopaer) para transportar um dos pacientes com maior brevidade para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal. Por outro lado, o motorista do caminhão sofreu lesões leves.

Além da Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros, equipes da Polícia Civil e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) também foram acionados para atender essa ocorrência.
Via g1 - RN - Foto: Corpo de Bombeiros

25 de nov. de 2023

Rio Grande do Norte começa a emitir nova carteira de identidade nacional no dia 11 de dezembro; veja o que muda

O Rio Grande do Norte vai começar a emitir a nova carteira de identidade nacional a partir do dia 11 de dezembro, segundo anunciou o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), responsável pelo serviço no estado.

A emissão da primeira via da identidade nacional será gratuita, até para quem já possui RG no modelo antigo.

De acordo com o Itep, por causa dos processos necessários para a adoção da nova carteira, os agendamentos para emissão do documento serão suspensos no dia 1º de dezembro.

A previsão é de que a migração do sistema ocorra entre os dias 4 e 8 de dezembro, com previsão do retorno para a emissão dos RGs no dia 11.

O órgão estadual destacou que, no período de 4 a 8 de dezembro, as entregas dos RGs já solicitados e confeccionados acontecerá normalmente.

Unificação

A ideia é que todos os estados passem a emitir um documento único válido em todo o país e que use o CPF do cidadão como identidade. O documento também terá sua versão digital, como já ocorre com a Carteira Nacional de Habilitação.

Antes, um cidadão poderia ter, por exemplo, um número de RG diferente em cada estado do país.

O prazo para os estados passarem a emitir o novo documento era 6 de novembro, porém, o governo federal adiou a data limite para 6 de dezembro. Pelo menos 11 estados já utilizam o novo sistema.

Foto: Ministério de Gestão e Inovação/Reprodução

23 de nov. de 2023

Imposto de Renda 2023: Receita abre consulta a lote residual de restituição de novembro; saiba como fazer

A Receita Federal abre nesta quinta-feira (23), a partir das 10h, as consultas ao lote residual de restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de novembro de 2023.

Serão pagos aproximadamente R$ 762,9 milhões para 358.737 contribuintes. Os depósitos serão feitos em 30 de novembro.

Os lotes residuais são os de contribuintes que caíram na malha fina do IR, mas depois regularizaram as pendências.

Do total a ser restituído pelo Fisco, cerca de R$ 524,8 milhões serão pagos a contribuintes que têm prioridade no recebimento. Ao total, são:

5.774 contribuintes idosos acima de 80 anos;
58.060 contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
6.654 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
14.863 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
129.019 contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.

Além disso, também foram contemplados 144.367 contribuintes não prioritários.

Como fazer a consulta?

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet e clicar na opção "Meu Imposto de Renda". Em seguida, basta clicar em "Consultar a Restituição".

20 de nov. de 2023

Dia da Consciência Negra: mapa mostra em quais capitais é feriado hoje

O Dia da Consciência Negra é comemorado nesta segunda-feira, dia 20 de novembro. A data, que faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, não é feriado nacional, mas garante um dia de folga em seis estados brasileiros.

📍 São eles: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.

Por causa dos decretos estaduais, todas as cidades desses seis estados, incluindo as capitais, têm o Dia da Consciência Negra como feriado.

Já nos demais estados do país, apesar de os governos estaduais não terem decretado feriado no dia 20, leis municipais podem estabelecer essa medida em cada cidade, individualmente. É o caso da capital do estado de Roraima, Boa Vista (RR).


A maioria das capitais, com exceção de Boa Vista (RR) e das capitais dos seis estados com decreto estadual sobre a data, o dia 20 de novembro não é feriado, segundo levantamento do g1 até esta segunda-feira (13).

No Distrito Federal, em Brasília, o Dia da Consciência Negra é ponto facultativo.

Segundo a Fundação Palmares, mais de mil cidades brasileiras consideram o dia 20 de novembro feriado, seja por lei municipal ou estadual.

Atualmente, há um projeto de lei em tramitação que debate tornar o Dia da Consciência Negra um feriado nacional. A proposta já foi aprovada pelo Senado e aguarda votação na Câmara dos Deputados.

Se é feriado, é proibido trabalhar?

🏢 EMPRESAS PRIVADAS: Se a cidade ou estado adota o feriado de Dia da Consciência Negra em lei, a norma é que todos os trabalhadores sejam dispensados.

Caso contrário, precisam receber o salário do dia em dobro ou compensar a folga em outra data, explica a advogada Fernanda Garcez, sócia da Abe Advogados.

Informações: g1 - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Atenção: Vende-se uma chácara no Sítio Boa Vista no açude do alívio; saiba mais detalhes aqui!

Chácara com casa com 190 metros de área coberta, alpendrada, garagem para dois carros poço artesiano  + Cisterna com capacidade de mais de 50 mil litros de água,  com terreno medindo mais de 2 mil metros quadrados. Localização, Sitio Boa Vista Açude Alivio.

Os interessados entrar em contato: 84 98610-4777, para saber mais detalhes entre contato.




17 de nov. de 2023

Prefeitura de Mossoró anuncia concurso público com mais de 500 vagas

A Prefeitura de Mossoró anunciou que vai realizar um concurso público com mais de 500 vagas em cargos da administração local. A previsão do município é de que o edital seja lançado até o fim de 2023.

Segundo o município, o concurso terá vagas para a Procuradoria-Geral do Município, Auditores Fiscais (Secretaria da Fazenda), além de Saúde, Educação e Assistência Social.

“Estamos enviando essa semana para a Câmara, três projetos de lei com a criação de mais vagas do concurso, que vai nos dar condição de ofertar ao todo mais de 500 vagas em cinco diferentes áreas”, declarou o prefeito Allyson Bezerra em material divulgado pela prefeitura.

Em setembro, um decreto municipal havia autorizado a abertura de concurso público com vagas para auditores fiscais da Secretaria de Fazenda do município, além de procuradores e analistas para a Procuradoria Geral do Município, mas a quantidade de vagas não tinha sido informada.
Fonte: g1 RN - Foto: Divulgação/Prefeitura de Mossoró

Polícia prende o Lázaro do Curimatau em Nova Floresta nesta sexta (17)

Policiais do 9º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba (9º BPM-PB), após meses de intensas buscas pelo criminoso que estava aterrorizando a zona Rural de Nova Floresta, Cuité e Picuí no Curimataú paraibano, e de Jaçanã, município da região do Trairi potiguar, prenderam o meliante que ficou conhecido como o Lázaro do Curimataú paraibano, no início da tarde desta sexta-feira (17), na cidade de Nova Floresta.

Segundo informações, o homem, identificado como sendo Valderi Dias da Silva, vulgo “Val” ou “Lázaro do Curimataú”, natural de Nova Floresta, é foragido da Justiça e considerado de alta periculosidade.

O meliante responde por diversos crimes, entre eles homicídio. Ele é suspeito de cometer diversos roubos de veículos e assaltos à mão armada, tanto em residências quanto em estabelecimentos comerciais, principalmente na zona Rural dos três municípios anteriormente citado.

A Polícia disponibilizou o Disque Denúncia da Polícia Civil (197) e da Polícia Militar (190), e após intensa procura, inclusive com apoio da Polícia Civil e Militar do Rio Grande do Norte contribuíram na localização do criminoso.

Valderi foi conduzido a delegacia de Cuité e se encontra a disposição da Justiça.

Informações e foto: https://portaldocurimatau.com.br

15 de nov. de 2023

Fala de Lula é equivocada e perigosa, diz Confederação Israelita do Brasil


O presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Claudio Lottenberg, divulgou uma nota na qual disse considerar a fala do presidente Lula “equivocada e perigosa”.

“A fala do presidente Lula equiparando as ações de Israel ao grupo terrorista Hamas são equivocadas e perigosas. Desde o começo dessa trágica guerra, provocada pelo mais terrível massacre contra judeus desde o Holocausto, Israel vem fazendo esforços visíveis e comprovados para poupar civis palestinos, pedindo que eles se desloquem para áreas mais seguras, criando corredores humanitários, avisando a população da iminência de ataques”, disse.

Ele afirmou ainda que “o Hamas, por outro lado, se esconde cínica e covardemente atrás das mulheres e crianças de Gaza” e que “a morte desses civis palestinos é uma arma importante da estratégia do Hamas, uma estratégia que o próprio grupo terrorista reconhece que pratica”.

Lottenberg declarou também que as falas estimulam uma visão distorcida do conflito. “Além de equivocadas e injustas, falas como essa do presidente da República são também perigosas. Estimulam entre seus muitos seguidores uma visão distorcida e radicalizada do conflito, no momento em que os próprios órgãos de segurança do governo brasileiro atuam com competência para prender rede terrorista que planejava atentados contra judeus no Brasil. A comunidade judaica brasileira espera equilíbrio das nossas autoridades e uma atuação serena que não importe ao Brasil o terrível conflito no Oriente Médio.”

Por Caio Junqueirada CNN

14 de nov. de 2023

Hospital Onofre Lopes divulga nota e silencia sobre exame do ITEP que descartou estupro em bebê Fonte: Blog do Gustavo Negreiros


O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) se manifestou na tarde desta terça-feira (14) sobre a investigação que ocorre desde o final de semana, sobre suposto assédio/estupro contra um bebê de 10 meses, que está internado. A nota ocorre depois do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) negar que o líquido que teria sido identificado no bebê fosse esperma.

Em entrevista ao repórter Sérgio Costa, no Metendo a Colher, o diretor-geral do Itep, Marcos Brandão, detalhou o exame feito no "líquido" encontrado no canto da boca e no corpinho da bebê. No dia do suposto assédio, o Instituto já havia descartado o suposto abuso sexual (físico).

Diante da divulgação dessa situação, conforme o Portal 96 mostrou em primeira mão, o HUOL voltou a se manifestar e negou detalhar a situação ou dizer que fez o exame que apontou que era sim esperma. 

Segue o texto:

A investigação sobre o caso de suposta violência sexual contra um bebê de 10 meses que está internado no Hospital Universitário Onofre Lopes, ocorrido em 10 de novembro, está sob responsabilidade exclusiva da Polícia Civil, a quem deve ser dirigido qualquer pedido de informação. O HUOL vem colaborando com as autoridades policiais desde o início das investigações e dando todo suporte à família do bebê.

Superintendência do HUOL

Além disso, na segunda-feira (13), em entrevista exclusiva a Sérgio Costa, a mãe da bebê também já havia dito que não era possível "acusar ninguém" naquele momento e seria necessário esperar o resultado dos exames do Itep sobre o suposto líquido. Vale destacar que, além de exames, haveria também as imagens de câmeras de segurança que não apontaram para assédio sexual.

A defesa do senhor de 55 anos já teria conseguido a liberação dele. Isso deve acontecer ainda nesta noite.

Fonte: Blog do Gustavo Negreiros

Mais de 25 animais morrem na zona rural de Jucurutu e Idiarn é acionado para investigação

Mais de 25 animais morreram desde o último fim de semana, em uma propriedade na zona rural de Jucurutu, no Oeste potiguar.

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) começou uma investigação para tentar descobrir a causa das mortes.

Os animais são bezerros, garrotes, vacas leiteiras, além de ovelhas e um cavalo no sítio Soledade.

Segundo os proprietários dos animais, foram observados sintomas como diarreia, corpo trêmulo e olhos lacrimejando. Ainda de acordo com eles, os animais recusam alimentação e bebem muita água.

Técnicos do Idiarn e médicos-veterinários do estado e do município foram nesta terça-feira (14), à localidade, para analisar os corpos dos animais e colher amostras laboratoriais.

"Já morreram mais de 25 cabeças de gado, entre garrotes, bezerros, vaca leiteira. Hoje de manhã morreu um cavalo, morreu mais uma vaca. Eu já perdi as contas. Depois a gente vai contar, ver quem está faltando", disse a produtora rural Maria da Glória dos Santos.

Segundo a produtora, as equipes técnicas retiraram amostras da água do açude local, do capim usado para o consumo do gado, além do solo.

Procurado pela Inter TV Costa Branca, o Idiarn informou por meio de sua assessoria de imprensa que o material coletado será levado pra laboratório e que o órgão terá informações mais aprofundadas sobre o caso quando receber os resultados das análises.
Via g1 RN

13 de nov. de 2023

IFRN abre concurso com 51 vagas para técnico-administrativos; veja detalhes

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) publicou um edital que abre concurso público com mais de 50 vagas. São ofertadas oportunidades em cargos de níveis médio, técnico e superior para servidores técnico-administrativos. As inscrições começam nesta terça-feira (14).

A Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern) será a organizadora do concurso. 

Os interessados poderão realizar inscrição no processo seletivo entre os dias 14 de novembro e 7 de dezembro, por meio do site da Funcern. As taxas de participação variam de R$ 55 a R$ 115.

Vagas

Nível médio

Assistente de aluno (4)
Assistente em administração (13)

Nível técnico

Técnico de tecnologia da informação (8)
Técnico de laboratório — multimídia (3)
Técnico de laboratório — ciência (1)
Técnico de laboratório — edificações (1)
Técnico de laboratório — eletroeletrônica (1)
Técnico de laboratório — química (2)
Técnico de laboratório — informática (4)
Técnico em enfermagem (1)

Nível superior

Analista de tecnologia da informação (1)
Engenheiro civil (1)
Médico — área clínica (4)
Nutricionista (1)
Odontólogo (2)
Pedagogo (3)
Técnico em assuntos educacionais (1)

Via g1 RN - Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Confira a Agenda Semanal na Laboclínica Trairi




Iº Encontro de Ex-Alunos e Ex- Professores do Instituto Cônego Monte e Ginásio Comercial

Uma noite marcada pela emoção e alegria, várias gerações se encontraram no Clube dos Funcionários Juvenal Pé de Copa, em Santa Cruz, marcando o I Encontro dos Ex-Alunos e Ex-Professores do Instituto Cônego Monte e Ginásio Comercial, todos sob a formação do pároco e diretor da época, Monsenhor Raimundo Gomes Barbosa. A festa também integra a programação do Centenário do Monsenhor Raimundo, que terá continuidade pelo ano de 2024.

A comissão organizadora reuniu mais de 400 pessoas em um evento, que contou com a animação de Agnelo Júnior e Trio A3, cantando muitos sucessos das gerações presentes no clube. Além dos shows, o encontro teve um cerimonial para homenagens de figuras importantes, além de lembrar professores e alunos da institução que encerrou suas atividades no final dos anos 1990, mas deixou muitas saudades.

O Instituto Cônego Monte foi criado em 5 de junho de 1944, pelo Monsenhor Alair Vilar, que mais tarde foi sagrado bispo, e veio a ser Arcebispo Metropolitano de Natal. Monsenhor Raimundo chega a Santa Cruz em 1965, e continua o legado do Ginásio Comercial, depois de Marluce Fiúza, e transforma a educação de Santa Cruz pelas próximas três décadas.
Informações: https://wsantacruz.com.br/



10 de nov. de 2023

Maré Móveis, 52 anos sendo a casa da sua casa

 



Agência americana aprova 1ª vacina contra Chikungunya

A primeira vacina contra chikungunya foi aprovada pela agência regulatória norte-americana Food and Drug Administration (FDA) nesta sexta-feira (10).

👉 A vacina, de dose única, vai ser comercializada como Ixchiq e é indicada para pessoas com 18 anos ou mais que morem em regiões expostas ao vírus - como é o caso do Brasil. Ela contém uma versão viva e enfraquecida do vírus chikungunya.

O imunizante aprovado é do grupo Vanlneva, uma produtora de vacinas da Áustria. No Brasil, o Instituto Butantan tem parceria com a produtora.

Procurado pelo g1, o Butantan informou que deve submeter à Anvisa no primeiro semestre de 2024 um pedido de aprovação.

Segundo o instituto, a pesquisa no Brasil está em "fase 3", o que significa que está em estágio avançado, com estudos clínicos sendo realizados em pessoas. "Os resultados, esperados para breve, podem substanciar a ampliação da indicação da vacina para este grupo etário", diz o Butantan.

Dados americanos do ensaio clínico de fase 3 publicados em junho na revista The Lancet mostraram que a vacina é segura e induziu anticorpos em 98,9% dos participantes da pesquisa.

9 de nov. de 2023

Detran faz mutirão para realização de exames práticos no interior do RN; confira calendário

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Rio Grande do Norte realiza uma ação itinerante para aplicação de exames práticos de direção veicular com foco em atendimentos aos usuários residentes no interior do Estado.

As ações já foram realizadas nas cidades de Passa e Fica e Nova Cruz nesta segunda-feira (6), e em Goianinha nesta terça-feira (7), Arês e São José do Mipibu (08/11) .

No cronograma do departamento, outras 25 cidades serão contempladas com os exames, que acontecem durante todo o mês de novembro.

Confira a programação por município:

Extremoz (09/11)
Ceará-Mirim e João Câmara (10/11)
São João do Sabugi e Caicó (13/11)
Caicó (14/11)
Jucurutu e Santana do Matos (16/11)
Assú (17/11)
Lagoa Nova e Currais Novos (20/11)
Santa Cruz e Tangará (22/11)
Jaçanã e Santa Cruz (23/11)
Acari, Parelhas e Jardim do Seridó (24/11)
Patu e Alexandria (27/11)
São Miguel e Pau dos Ferros (28/11)
Pau dos Ferros (29/11)
Umarizal e Caraúbas (30/11)

Mutirão em Natal

Além da ação itinerante dos exames práticos pelo interior do RN, o departamento de trânsito também está realizando mutirões sequenciados na pista de exames práticos, localizada na sede do órgão em Natal. Para este caso, estão sendo contemplados os usuários que possuem processos de habilitação que vão vencer até 31 de dezembro deste ano.

Os exames para o mutirão acontecem nas sextas-feiras, das 14h às 17h, e aos sábados, das 8h às 17h. É necessário agendar o serviço por meio do Portal de Serviço do Detran. Na aba Agendamentos, em seguida Habilitação, seguido por Mutirão "CNH". Basta escolher a categoria da habilitação, o local de atendimento e as datas disponíveis.

A prova prática de direção veicular é a última etapa do processo de habilitação para que o cidadão possa ter direito à CNH.
Via https://g1.globo.com/rn

Câncer de próstata: quando o homem deve fazer exames preventivos?

A cada hora, oito homens brasileiros recebem o diagnóstico de câncer de próstata. Desses, dois irão morrer por causa do problema.

Em números absolutos, essa doença provoca 71,7 mil casos e 16,3 mil mortes ao ano no país. Isso faz desse tumor o segundo tipo mais frequente no público masculino, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Quando o assunto é a prevenção dessa enfermidade, existem duas estratégias principais. A primeira delas foca em controlar os fatores de risco que predispõem o surgimento do tumor — como não fumar e manter o peso adequado ao longo da vida por meio de uma dieta adequada e da prática regular de exercícios físicos.

A segunda envolve a detecção precoce do câncer nessa glândula do sistema reprodutivo, responsável pela produção do líquido que compõe o sêmen junto com os espermatozoides.

Durante muitos anos, as campanhas que incentivam o rastreamento do tumor na próstata — que se intensificam com a chegada do Novembro Azul, o mês de conscientização sobre o tema — traziam uma mensagem relativamente simples: todos os homens com mais de 45 ou 50 anos deveriam procurar o médico e realizar de tempos em tempos os exames PSA e o toque retal.

O PSA, sigla em inglês para antígeno específico da próstata, é uma enzima medida no sangue. Se ela passa de um certo limite estabelecido pelos especialistas, pode indicar algo de errado na glândula masculina.

Já o toque retal é um exame feito no próprio consultório, em que o profissional da saúde insere o dedo no ânus do paciente para tocar a próstata (ela fica próxima do reto) e checar se há alguma formação estranha ali.

A orientação de realizar esses testes, no entanto, passou a ser mais questionada, debatida e relativizada nos últimos anos no Brasil e no mundo.
De um lado, algumas instituições — como o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) — contraindicam a realização do rastreamento do câncer de próstata.

De outro, entidades como a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) defendem a importância desses exames periódicos para alguns públicos.

Quais são os argumentos apresentados nessa discussão? E, mais importante, o que os homens devem fazer em prol da própria saúde para flagrar um eventual tumor na próstata logo nos primeiros estágios, quando as chances de cura são bem maiores?

O que diz o Inca

No final de outubro, o Inca e o Ministério da Saúde publicaram uma nota técnica em que justificam por que contra-indicam o rastreamento populacional do câncer de próstata.

O argumento principal apresentado no texto é o risco de sobretratamento — ou a aplicação de recursos terapêuticos sem necessidade e além do desejado, de modo que os prejuízos superam os benefícios.

E aqui cabe uma explicação: entre 30 e 40% dos tumores que brotam na glândula masculina têm um comportamento indolente (ou seja, são pouco agressivos e crescem devagar).

Na prática, isso significa que o indivíduo futuramente vai morrer com o câncer, mas não em decorrência dele.

E o problema está justamente aí. Nesses casos em que a doença é praticamente inofensiva, os médicos costumam indicar a realização da chamada vigilância ativa — em outras palavras, basta fazer o acompanhamento por meio de exames, sem a necessidade de submeter o paciente a tratamentos ou cirurgias.

Essas intervenções só são adotadas se os testes indicarem alguma alteração no quadro, como o início de algo mais agressivo e potencialmente fatal.

"Mas nem sempre é possível dizer, no momento do diagnóstico, quais tumores terão comportamentos agressivos e quais terão crescimento", aponta a nota do Inca/Ministério da Saúde.

"O sobretratamento é o tratamento de cânceres que não evoluiriam a um ponto ameaçador e pode gerar importante impacto na qualidade de vida dos homens, como as disfunções sexual e urinária", complementa o texto.

Outro perigo apontado pelos representantes dos órgãos vinculados ao Governo Federal está relacionado à biópsia. Em resumo, aqueles pacientes que apresentam alguma alteração importante no PSA e/ou no toque retal precisam ser submetidos a um procedimento que retira um pedacinho do nódulo suspeito.

Esse material é analisado em laboratórios de patologia para definir se se trata de um câncer mesmo ou de algo benigno.

Na avaliação do Inca e do Ministério da Saúde, a necessidade de fazer biópsia pode estar relacionada a "complicações como dor, sangramento e infecções, além de ansiedade e estresse no indivíduo e na família".

Em entrevista à BBC News Brasil, Renata Maciel, chefe da Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede - Coordenação de Prevenção e Vigilância do Inca, destaca que o posicionamento recém-divulgado é apenas um reforço de algo que a instituição defende desde 2015.

"Temos estudos que avaliaram essa questão e mostraram que o rastreamento do câncer de próstata está relacionado a uma diminuição da mortalidade. Essa redução, porém, é acompanhada de danos à saúde do homem", diz ela.

"Então, quando colocamos esses fatores na balança, entendemos que os riscos relacionados ao rastreamento na população assintomática superam os benefícios", pontua a especialista.
A próstata (em vermelho na ilustração) fica abaixo da bexiga (amarelo) e é responsável pela fabricação do líquido seminal. — Foto: GETTY IMAGES via BBC

Mas, seguindo essa linha de raciocínio, o que pode ser feito para se proteger ou fazer a detecção precoce do câncer de próstata?

"O homem tem que prevenir os fatores de risco e adotar hábitos saudáveis, como diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, não fumar, praticar atividade física", responde Maciel.

"Vale também ficar atento aos sinais e sintomas e acessar o serviço de saúde rapidamente. Se há algo de diferente, é importante ir até uma unidade de saúde e conversar com um profissional para fazer o diagnóstico mais precoce possível deste tumor", complementa ela.

Entre os sintomas preocupantes citados pela especialista, estão alterações no hábito urinário, dificuldade ou dor para fazer xixi, e aparecimento de sangue ou um líquido rosado na urina.

"Nós fazemos o acompanhamento das evidências, até porque a ciência é dinâmica. Se sair algum estudo que prove o contrário e mostre o valor do rastreamento, vamos reavaliar nosso posicionamento", pontua Maciel.

"Quando pensamos na saúde pública, não podemos cometer erros. Porque nossas recomendações influenciam a vida de milhões de pessoas e precisamos sempre ter muito cuidado", finaliza ela.

O que diz a SBU

Num posicionamento também divulgado no final de outubro, a Sociedade Brasileira de Urologia defendeu individualizar a realização de exames periódicos para flagrar o câncer de próstata, "após ampla discussão de riscos e potenciais benefícios, em decisão compartilhada com o paciente".

"Os homens, a partir de 50 anos e mesmo sem apresentar sintomas, devem procurar um profissional especializado, para avaliação individualizada tendo como objetivo o diagnóstico precoce do câncer de próstata", aponta o texto.

"Os homens que integrarem o grupo de risco (raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata) devem começar seus exames mais precocemente, a partir dos 45 anos. Após os 75 anos, somente homens com perspectiva de vida maior do que 10 anos poderão fazer essa avaliação."

O médico Alfredo Canalini, presidente da SBU, lembra que em 2012 o U.S. Preventive Task Force — um órgão que ajuda a definir as políticas públicas de saúde nos Estados Unidos — fez um posicionamento contrário ao rastreamento do câncer de próstata.

"Anos depois, isso levou a um aumento dos diagnósticos da doença em estágio avançado por lá", observa ele.

"Portanto, você deixar para fazer os exames somente quando alguns sintomas aparecem é um equívoco enorme. Nesses casos, a possibilidade de você estar diante de um paciente com a doença já alastrada e sem possibilidade de cura supera os 90%", calcula Canalini.

Ainda de acordo com o presidente da SBU, "o tempo vai mostrar quem está certo e quem está errado" nesse debate sobre a realização de exames periódicos para a detecção precoce do câncer de próstata no Brasil.

"Somos uma entidade científica e nossa obrigação é expor recomendações segundo aquilo que acreditamos correto e as evidências científicas que temos à disposição", diz ele.

Para Canalini, o risco de sobretratamento do câncer de próstata — como Inca/Ministério da Saúde chamam a atenção — pode ser minimizado com o uso de ferramentas e critérios modernos.

"Ao longo do tempo, começamos a entender quais eram os grupos de pacientes suscetíveis a um câncer mais agressivo ou aqueles com maior probabilidade de uma doença indolente", avalia ele.

Para fazer essa avaliação, os médicos levam em conta a idade do paciente e o histórico familiar.

Além disso, exames de imagem como a ressonância magnética permitem avaliar melhor um caso suspeito antes de partir para a biópsia.

Ainda segundo especialistas ouvidos pela BBC News Brasil, o risco de complicações relacionadas à biópsia é baixo — em torno de 1 a 2% — se o procedimento for feito por profissionais treinados em centros especializados.

Por fim, eles argumentam que a análise da biópsia permite classificar as células cancerosas segundo o grau de agressividade delas.

Para isso, os patologistas usam uma ferramenta chamada Classificação de Gleason — quanto mais elevado o grau, maior o risco de que o tumor seja agressivo ou tenha se espalhado para outros tecidos (num processo conhecido como metástase).

"Nos últimos tempos, também aprendemos que nem todo indivíduo com PSA elevado é portador de câncer na próstata, e nem todo mundo com um PSA dentro dos limites está livre do risco de um tumor desses", acrescenta Canalini.

"Por isso que aliamos o PSA com o toque retal. Isso nos ajuda a fazer um diagnóstico mais preciso", complementa o urologista.
O PSA é uma enzima que pode ser medida pelo sangue e ajuda a entender se há algo de errado na próstata. — Foto: GETTY IMAGES via BBC

A partir de todas essas ponderações e cuidados, a SBU defende a realização de exames periódicos para flagrar o câncer de próstata em estágio precoce, como mencionado anteriormente.

"Apesar dos avanços terapêuticos, cerca de 25% dos pacientes com câncer de próstata ainda morrem devido à doença. Atualmente, cerca de 20% ainda são diagnosticados em estágios avançados, embora um declínio importante tenha ocorrido nas últimas décadas em decorrência, principalmente, de políticas para o diagnóstico precoce da doença e maior conscientização da população masculina", afirma a entidade.

Em nota, a Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT) adotou uma posição parecida.

"Sabemos que no Brasil, o acesso e compreensão da população masculina sobre as questões relativas ao rastreamento é limitado. Desta forma, contraindicar tal procedimento restringe o acesso e tem potencial de grande prejuízo sobre a população de risco mais elevado, pois pode levar a uma má compreensão sobre o tema", diz o texto.

"A ida ao urologista constitui em muitos casos a única oportunidade de o paciente comparecer ao médico de forma preventiva no Brasil. Várias oportunidades de rastreio de outras condições podem ser perdidas com a contraindicação ao rastreio do câncer de próstata, além da perda das oportunidades de avaliações de outras questões urológicas infecciosas e orientações urológicas e saúde sexual aos pacientes", conclui a SBRT.

Rastreamento 'inteligente e direcionado'

Na avaliação do médico Gustavo Guimarães, diretor do Instituto de Urologia, Oncologia e Cirurgia Robótica (IUCR), em São Paulo, os estudos mais recentes não deixam dúvidas de que o diagnóstico precoce do câncer de próstata aumenta as chances de sobrevida e cura do paciente.

"Por um lado, um rastreamento populacional irrestrito gera um risco de sobretratamento. Por outro, não fazer nada aumenta o diagnóstico de casos avançados e a mortalidade por este câncer", pondera ele.

"O ideal seria fazer um rastreamento inteligente e direcionado aos grupos de maior risco", propõe o urologista, que também é diretor dos Departamentos Cirúrgicos Oncológicos da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Essa estratégia "inteligente e direcionada" serviria para balancear a necessidade de detectar o tumor na glândula masculina nos primeiros estágios e os recursos públicos disponíveis para manter um programa como esse nos sistemas de saúde.

"A grande questão é: dentro de um orçamento curto, como eu consigo selecionar os homens que mais precisam fazer os exames e baratear os custos desse processo?", questiona o oncologista Fernando Maluf, fundador do Instituto Vencer o Câncer.

"Um rastreamento populacional num país como o nosso talvez devesse ser feito entre os 50 e os 70 anos", opina ele.

Ainda segundo Maluf, o primeiro exame é essencial para definir a periodicidade desse check-up.

"Se o valor do primeiro PSA for muito baixo, você não precisa repetir o teste em um ano. Talvez só seja necessário refazê-lo daqui a três anos", sugere o especialista, que também atua na BP e no Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista.

"Isso diminui os custos e seleciona melhor aqueles pacientes que precisam ser acompanhados de perto", conclui ele.

Guimarães lembra que o debate sobre gastos com saúde deve ser mais amplo.

"Um homem brasileiro de 50 ou 60 anos representa uma força de trabalho essencial para nossa economia", destaca.

Seguindo essa linha de raciocínio, o médico pontua que a detecção de um câncer avançado nesses indivíduos representa um prejuízo duplo: primeiro, o valor elevado do próprio tratamento contra o tumor; segundo, o afastamento do trabalho para lidar com uma doença que, em muitos casos, poderia ser diagnosticada numa etapa inicial (quando os cuidados terapêuticos costumam ser mais simples e baratos).

Por fim, há um aspecto em que todas as partes envolvidas nesse debate parecem concordar: o homem está no centro dos cuidados e, junto do médico, deve ser parte ativa de qualquer estratégia sobre fazer (ou não) os exames periódicos.

"Isso é uma tendência na Medicina: individualizar as condutas e tomar decisões compartilhadas", constata Canalini.

"Por questões culturais, os homens não estão acostumados a acessar os serviços de saúde. E precisamos passar o recado de que eles devem ficar atentos e fazer o acompanhamento não só para câncer, mas também para uma série de doenças crônicas, como hipertensão arterial e diabetes", diz Maciel.

"O paciente precisa estar no centro das decisões e entender os prós e contras de qualquer medida. Mas não podemos ignorar que a palavra e a orientação do médico são muito importantes nesse processo", pondera Maluf.

"Para que toda discussão tenha frutos, ela precisa necessariamente incluir os principais interessados em toda essa história: os próprios homens", conclui Guimarães.

Via g1 - Foto: GETTY IMAGES via BBC

Homem mata cunhada, sobrinho e criança de 1 ano no RN, diz PM

Um homem de 38 anos matou a cunhada, o sobrinho e a filha do sobrinho, de 1 ano e 10 meses, na manhã desta quarta-feira (8), na zona rural de Jardim de Angicos, na região Central do Rio Grande do Norte, segundo informou a Polícia Militar.

O caso aconteceu por volta das 8h no distrito Sítio Fazenda Nova. O suspeito fugiu após o crime e não foi localizado até a última atualização desta matéria. Segundo a Polícia Militar, ele estaria com duas armas de fogo.

As vítimas foram identificadas como:

Maria Betânia da Silva Lopes, 48 anos
Ruhan Christian da Silva Lopes, idade não informada
Esther Rebeca Ferreira Lopes, 1 ano e 10 meses

"Pelo que ouvimos por aqui, seria uma briga de família por herança. Ele não se dava bem com o irmão e é uma pessoa violenta", disse o sargento José Francisco Lima, comandante do destacamento da Polícia Militar no município, que foi ao local do crime.

A Polícia Militar acionou o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) para realização da perícia do local de crime e recolhimento dos corpos.

Segundo o sargento, havia uma briga na família envolvendo herança, há meses. O suspeito morava perto da casa da cunhada, que estava recebendo a visita do filho e da neta de um ano e dois meses.

"Houve alguma discussão e ele matou a cunhada, o sobrinho e baleou a criança, que ainda foi socorrida, mas não resistiu. Ela morreu no hospital do município", contou o sargento.

Ainda de acordo com a PM, o irmão do suspeito já tinha prestado queixa contra ele. O comandante ainda informou que o suspeito já tinha passagem na polícia pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.
Fonte - g1 RN -  Foto: Cedida/Redes sociais/Redes sociais

PARCEIROS DO BLOG - LEIA TAMBÉM