Colaboradores

Pesquisar este blog

ÁGUA DE CHEIRO

ÁGUA DE CHEIRO
Santa Cruz,RN


Clique aqui na imagem para acessar a Delegacia Virtual da Mulher.

Canaã Modas

Canaã Modas

20 de dez. de 2014

Vídeo:Dia 26 de dezembro completa dez anos do desastre natural mais devastador já visto

Imagine-se num sitio paradisíaco, com mar quente, palmeiras e muito sossego…para celebrar o natal em família. Imagine que isso muda em poucos minutos? Lembra-se do Tsunami de 2004 que destruiu uma grande parte da costa tailandesa, entre outros países? 


Dez anos após o desastre natural mais devastador que há memória,Tailândia após o tsunami de 2004, onde foram identificados e enviados para as suas casas mais de 5 mil corpos de turistas que gozavam a quadra natalícia naquela região, bem como de tailandeses.

O dia 26 de dezembro de 2004 abalou esse panorama. O país se preparava para celebrar o ano novo e nada parecia errado, a despeito do histórico de instabilidade geológica na região. Mas no litoral ocidental da ilha de Sumatra (Indonésia), a centenas de quilômetros da Tailândia e a 30 quilômetros abaixo da linha da água do Oceano Índico, um terremoto que atingiu 9,3 graus na escala Richter mudou tudo.

O abalo provocou um enorme movimento no leito do oceano, que gerou o deslocamento de um grande volume de água – um tsunami. Em segundos, a massa deslocada se converteu em uma sucessão de ondas que, partindo do epicentro do terremoto, se dispersou em todas as direções, movendo-se à velocidade de centenas de quilômetros por hora e incorporando mais volume de água e poder destrutivo ao longo do caminho.

As ondas atingiram 14 países, mas sobretudo a Tailândia, a Malásia, o Sri Lanka e a Indonésia. Não houve tempo para que populações costeiras se inteirassem do evento e preparassem a fuga. Poucos puderam correr para áreas mais altas. Na Tailândia, seis levas de ondas atingiram a costa sul com fúria inaudita, engolfando e destruindo tudo pela frente. À medida que invadiam cidades litorâneas e ruas estreitas, ultrapassando muros de 13 metros de altura, arrastavam carros, caminhões, pedaços de concreto, casas e muitos tipos de objetos, potencializando seu efeito destrutivo.

Entre 230 mil e 280 mil pessoas morreram em 14 países. Milhares perderam a vida por afogamento ou esmagados pelos escombros arrastados pela força do mar. Nos litorais mais planos, a devastação foi intensa. Até a distante Somália, na costa leste da África, a milhares de quilômetros do epicentro, recebeu o golpe de uma onda de sete metros de altura, movimentando-se a 450 km/hora.

Na Tailândia, 11 mil pessoas não resistiram ao impacto direto. “Algumas comunidades pesqueiras isoladas foram varridas do mapa com tal violência que ficou difícil precisar sua posição geográfica original”, conta o pescador refugiado Fontip Seeboonruang, que hoje vive em Los Angeles (Estados Unidos) com a família. “Até mesmo os alicerces das palafitas foram arrancados e levados pela força das águas. Centenas de habitantes das vilas nunca mais foram encontrados.”

Eventos geológicos dessa magnitude causam tragédias descomunais em áreas densamente habitadas e desprovidas de informação sobre os eventos. “A destruição foi enorme porque não tínhamos sistemas de prevenção contra esse tipo de fenômeno”, diz o ex-governador de Bangcoc, Bhichit Rattakul, atual diretor do Centro de Preparação para Desastres na Ásia, vinculado à Organização das Nações Unidas. “Após a catástrofe, sistemas preventivos foram instalados, como alarmes que soam ao menor sinal de ameaças. Investimos também em equipamentos de monitoramento de movimentos sísmicos, instalados no fundo do oceano. Hoje, temos condições de alertar a população à menor suspeita de tsunami”, completa Rattakul.

Apesar da tragédia, a cada ano aumenta o número de turistas que procuram as praias e ilhas paradisíacas. Os visitantes parecem não querer se lembrar do ocorrido ou avaliam como muito improváveis as chances de uma repetição. O povo tailandês prossegue de bem com a vida e, em vez de demonstrar preocupação e angústia, exibe alegria de viver, bom humor e fé religiosa. Talvez como meios de superação da catástrofe traumática.

Vídeo gravada por um sobrevivente do tsunami


Clique aqui e veja - O Impossível - Trailer Legendado - YouTube

O Impossível é um filme em  2012. Estrelado por Naomi Watts, Ewan McGregor e Tom Holland, a história retrata a vida de uma família que viaja para a Tailândia, na região de Khao 
Filme conta a história de uma família que sobreviveram a tragédia.
Recomendo a todos! É muito bom o filme e emocionante,até agora todos os meus amigos que assistiram este filme choraram,(Impressiona mesmo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Site recomendado:

Brasil

PARCEIROS DO BLOG - LEIA TAMBÉM

GeraLinks - Agregador de links

Restaurante em Santa Cruz,RN

Restaurante em Santa Cruz,RN
SAIBA mais clicando na imagem!