Colaboradores

Pesquisar este blog

ÁGUA DE CHEIRO

ÁGUA DE CHEIRO
Santa Cruz,RN


Clique aqui na imagem para acessar a Delegacia Virtual da Mulher.

Canaã Modas

Canaã Modas

21 de mar. de 2018

21 DE MARÇO: Dia Internacional da Síndrome de Down 2018


O Dia Internacional da Síndrome de Down (21/3) foi criado para dar voz e visibilidade às pessoas que nasceram com a trissomia, e para defender o seu direito à inclusão em todas as esferas da sociedade, em igualdade de condições com os demais.

Os dois temas sugeridos para o Dia Internacional da Síndrome de Down em 2018 são:

1. O que as pessoas com trissomia contribuem para a comunidade; e
2. O atendimento à saúde, determinante na vida dessas pessoas.

Recentemente, mais um bebê com síndrome de Down perdeu a vida em Brasília à espera de vaga para uma cirurgia no coração. Há muitos casos de crianças que morrem ou adquirem graves sequelas esperando por uma operação, mesmo quando há decisão judicial. 50% das pessoas com trissomia 21 têm problemas cardíacos. Há poucos hospitais no Brasil capazes de realizar estas cirurgias. Quando conseguem viajar, é comum que as famílias fiquem muito tempo longe de casa para que a criança seja tratada. Isso quando conseguem o tratamento e meios para a viagem e estada.

Além de alertar para a falta de vagas nas UTIs neonatais e em centros cirúrgicos pediátricos, nesse 21/3, o Movimento Down também vai dar prosseguimento às campanhas “Síndrome de Down tem Diretriz”, de divulgação das Diretrizes de Atenção à Saúde das Pessoas com Síndrome de Down, e “Notificar Importa”, sobre a importância da notificação da síndrome de Down aos órgãos competentes.

Aproveite a visibilidade do dia internacional para conversar com autoridades de sua localidade sobre questões que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas com síndrome de Down na sua cidade. Faça um levantamento entre as famílias para identificar quais seriam as demandas e aproveite este momento para propor algo construtivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Site recomendado:

Brasil

PARCEIROS DO BLOG - LEIA TAMBÉM

GeraLinks - Agregador de links

Restaurante em Santa Cruz,RN

Restaurante em Santa Cruz,RN
SAIBA mais clicando na imagem!