Colaboradores

Pesquisar este blog

ÁGUA DE CHEIRO

ÁGUA DE CHEIRO
Santa Cruz,RN


Clique aqui na imagem para acessar a Delegacia Virtual da Mulher.

Canaã Modas

Canaã Modas

11 de ago. de 2017

Madrugada de sábado terá chuva de meteoros Perseidas, mas visibilidade não será das melhores

Perseidas iluminam o céu em agosto de 2009 (Foto: Nasa/JLP)
A tradicional chuva de meteoros das Perseidas alcançará o seu ponto máximo na madrugada deste sábado (12), mas o espetáculo pode ser atrapalhado em parte pela luminosidade da Lua e pela posição desfavorável do Brasil -- o ponto de origem das luzes fica abaixo do horizonte para um observador em nosso país.

Segundo o professor de astronomia da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) Gustavo Rojas, o melhor momento para tentar enxergar as Perseidas é por volta das 4h da manhã deste sábado. Mas, segundo ele, "quem ficar acordado, pode se frustrar" por ver poucas luzes no céu. "Não vale a pena", avalia.

Quem ainda assim quiser tentar, deve ter paciência, pois os olhos precisam de pelo menos 15 minutos para se habituar à escuridão. Estar num local sem luz é fundamental. Então, o observador deve procurar pelos meteoros na direção norte, na altura do horizonte.

Este ano, a lua minguante vai atrapalhar a visibilidade. Na noite de sábado ela ficará 72% iluminada, o que impedirá ver melhor os meteoros, num efeito parecido com o das luzes nas cidades. "Os meteoros mais fracos não dá para ver", adverte Rojas. O professor da Ufscar acredita que será possível ver cerca de 10 estrelas cadentes por hora no melhor horário.

Pó espacial

As Perseidas -- também popularmente conhecidos como estrelas cadentes -- são, na realidade, minúsculas partículas de pó que provêm da cauda de um cometa, o 109P/Swift-Tuttle.

A trajetória da Terra cruza esta chuva de meteoros a cada inverno do Hemisfério Sul. Ao entrar em contato com a atmosfera, as partículas se inflamam e deixam um rastro luminoso. As Perseidas, visíveis de 17 de julho a 24 de agosto, alcançam seu máximo neste sábado.

Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Site recomendado:

Brasil

PARCEIROS DO BLOG - LEIA TAMBÉM

GeraLinks - Agregador de links

Restaurante em Santa Cruz,RN

Restaurante em Santa Cruz,RN
SAIBA mais clicando na imagem!