Colaboradores

Pesquisar este blog

ÁGUA DE CHEIRO

ÁGUA DE CHEIRO
Santa Cruz,RN


Clique aqui na imagem para acessar a Delegacia Virtual da Mulher.

Canaã Modas

Canaã Modas

27 de mar. de 2020

CUIDADO!: H1N1 não foi mais mortal que o de Covid-19 no início; ENTENDA!


Não é verdade que o surto do vírus H1N1 – que chegou ao Brasil em 2009, durante o governo Lula (PT) – foi mais letal e contagioso do que o do novo coronavírus. Publicações nas redes sociais que difundem essa desinformação sugerem que a imprensa exagera na cobertura da atual pandemia para prejudicar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). No entanto, elas enganam ao comparar o número de casos nas primeiras semanas da Covid-19 com o acumulado de oito meses da gripe suína. Nos 28 dias desde sua chegada ao país, o novo coronavírus infectou 1.891 pessoas e matou 34; já o H1N1 infectou 627 pessoas e matou uma em seu primeiro mês.

Uma corrente que vem circulando em redes sociais engana ao sugerir que o surto de H1N1 no Brasil, em 2009, foi mais grave do que o atual de Covid-19. No entanto, as publicações comparam casos de oito meses da gripe suína com os infectados em apenas algumas semanas pelo novo coronavírus. Na verdade, em 28 dias, a Covid-19 infectou 1.891 e matou 34 pessoas, enquanto, em período similar, a H1N1 havia infectado 627 pessoas e matou uma.

Publicações enganosas têm usado a comparação incorreta para insinuar que a imprensa está exagerando na cobertura do novo coronavírus para prejudicar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O primeiro caso de coronavírus no país foi confirmado no dia 25 de fevereiro, há cerca de um mês. Até 23 de março havia 1.891 casos confirmados no Brasil e 34 mortes, segundo o Ministério da Saúde,

Segundo a pasta, a H1N1 chegou ao Brasil em maio de 2009, quando foram registrados 20 casos da doença em cinco estados. Em pouco mais de um mês da pandemia, 627 pessoas em todo o país estavam contaminadas com o vírus. A primeira morte pela gripe suína ocorreu no dia 28 de junho, em Erechim (RS). A segunda morte foi apenas no dia 10 de julho. O primeiro mês do surto de H1N1, portanto, foi bem menos agressivo que o da pandemia atual.

Os números apresentados pela peça de desinformação sobre o H1N1 são parecidos com os dados totais de 2009. No ano da pandemia, foram confirmados 50.482 casos de gripe suína e 2.060 pessoas morreram em decorrência dela.

A comparação entre as doenças também não leva em conta que a taxa de mortalidade estimada para a Covid-19 é maior do que a da H1N1. Um estudo de 2013 com dados de 90 países estimou que o surto de 2009 infectou 20% da população mundial e matou 0,02% dos doentes.

Já os números para o novo coronavírus são menos consolidados porque a pandemia está no começo. Mas estimativas preliminares (como esta da Universidade de Bern, na Suíça) indicam que sua taxa de mortalidade esteja em torno de 1%. Mesmo estudos mais otimistas para a Covid-19 estimam uma mortalidade significativamente maior do que a de H1N1. Cientistas da LSHTM (London School of Hygiene & Tropical Medicine), por exemplo, calcularam 0,5%

Uma reportagem do jornal O Globo que compara o número de mortes das duas doenças também tem sido equivocadamente compartilhada como evidência de que o H1N1 é mais grave do que o novo coronavírus. O texto aponta que, em 2019, 23% dos casos de H1N1 no Brasil resultaram em morte. Esse número, contudo, não reflete a taxa mortalidade do vírus, porque, como a própria matéria explica, casos leves da doença não costumam ser registrados.

Outro lado. Aos Fatos entrou em contato com a assessoria de comunicação do pastor Silas Malafaia para que ele pudesse comentar a checagem. Sem resposta, a reportagem enviou mensagens ao site oficial do pastor, à sua pagina no Facebook e ao endereço de e-mail disponibilizado. Não houve retorno até a publicação desta checagem, no fim da tarde de terça-feira (24).

Referências:

1. Ministério da Saúde 1, 2 e 3
5. O Globo 1 e 2
8. LSHTM

Este texto foi atualizado às 19h30 do dia 26 de março de 2020 para incluir informações detalhadas sobre estudos que estimaram a mortalidade dos vírus H1N1 e Sars-Cov-2. Também foi incluído um esclarecimento sobre uma reportagem do jornal O Globo que compara as mortes das duas doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Site recomendado:

Brasil

PARCEIROS DO BLOG - LEIA TAMBÉM

GeraLinks - Agregador de links

Restaurante em Santa Cruz,RN

Restaurante em Santa Cruz,RN
SAIBA mais clicando na imagem!