Colaboradores

Pesquisar este blog

ÁGUA DE CHEIRO

ÁGUA DE CHEIRO
Santa Cruz,RN


Clique aqui na imagem para acessar a Delegacia Virtual da Mulher.

Canaã Modas

Canaã Modas

4 de dez. de 2016

Curiosidade: Mulheres muito próximas sincronizam a menstruação?

Todos conhecem a famosa lenda que mulheres que vivem juntas regulam seus ciclos menstruais. Mas será que ela não passa de uma crença popular? Ou teria algum embasamento científico?

Uma teoria forte, difundida na década de 70, para esta sincronização se basearia em uma estratégia feminina evolutiva de cooperação mútua. Ou seja, se as mulheres menstruarem juntas, o período fértil também coincidiria, o que impede que um único homem engravide todas ao mesmo tempo.

Mas diversas pesquisas realizadas neste campo, no entanto, não encontraram qualquer evidência que explicasse a sincronia dos ciclos.

Segundo a Folha de S. Paulo, recentemente, pesquisadores resolveram investigar se a sincronização poderia estar atribuída à casualidade. Para provar a teoria, compararam dados, coletados durante seis anos, de ciclos de babuínos. Chegaram a duas conclusões: na primeira, o modelo seguia a ideia da "estratégia evolutiva", já a segunda, os padrões foram atribuídos ao acaso.

Embora estudos no futuro possam comprovar as bases científicas deste fenômeno, muitos pesquisadores permanecem céticos. "Talvez, o que a gente observa atualmente nada mais seja do que o acaso", diz Alexandra Alvergne, professora-adjunta de Antropologia Biocultural na Universidade de Oxford.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Site recomendado:

Brasil

PARCEIROS DO BLOG - LEIA TAMBÉM

GeraLinks - Agregador de links

Restaurante em Santa Cruz,RN

Restaurante em Santa Cruz,RN
SAIBA mais clicando na imagem!