Colaboradores

Pesquisar este blog

ÁGUA DE CHEIRO

ÁGUA DE CHEIRO
Santa Cruz,RN


Clique aqui na imagem para acessar a Delegacia Virtual da Mulher.

Canaã Modas

Canaã Modas

26 de nov. de 2014

Retirada da Carteira Nacional de Habilitação agora com carga horária de aulas maior e mais cara

A partir do próximo dia 1º de dezembro o número de aulas práticas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B – carro – irá aumentar das 20 atuais para 25, sendo cinco delas obrigatoriamente no período noturno, para os processos de primeira habilitação. No caso da adição de categoria serão 20 aulas, sendo quatro à noite. As mudanças também devem chegar aos bolsos dos candidatos, com aumentos de 20% a 30% dos preços cobrados nos Centro de Formações de Condutores (CFCs).

A implantação é uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), do 5 de junho de 2014, e que foi acatada pelos Departamentos Estaduais de Trânsito. A Subcoordenadora de Controladoria de Trânsito do Detran/RN, Márcia Marques da Rocha, assegurou a mudança no Estado. “Está confirmado. Quem abrir o processo [de primeira habilitação] a partir do dia 1º, vai ter mais cinco aulas práticas na categoria B”, declarou.

Diretor Geral do CFC Vitória, no centro de Parnamirim, na Grande Natal, Eduardo Migliavaca destaca que a mudança na carga horária também implicará acréscimo dos custos, tanto para as auto escolas quanto para os candidatos. “Aumentando o número de aulas, aumenta a despesa. Com o aumento da gasolina e o preço defasado, vai subir o preço em 20% a 30% no valor total da categoria B”, frisou.

Com a CNH em mãos há poucos dias, a estudante Isabel Jales acredita que o aumento no número de aulas vai ajudar os candidatos. “Com certeza é uma medida positiva. Até porque o que define se você vai ser um bom motorista ou não é ser prudente e principalmente você ter prática. Quanto mais você pratica, mas autoconfiança você ganha”, disse.

Outra possibilidade aberta pela resolução do Contran será a utilização de simuladores veiculares nas aulas noturnas. No último mês de junho, foi suspenso temporariamente a obrigatoriedade do uso dos equipamentos no RN. Inicialmente, a tecnologia serviria como um acesso das aulas teóricas para as práticas. Agora, o processo poderá substituir até cinco aulas de carro. A opção será definida entre o CFC e o candidato.

“Cada aula do simulador é de 30 minutos. Para os CFCs, a oportunidade é boa. O equipamento teve um custo elevado, quase R$ 40 mil, mas, é uma tecnologia que ajuda a aumentar a qualificação dos alunos. Além disso, diminui também os riscos de segurança e roubos de carros, no período noturno, por exemplo”, afirmou Migliavaca.

Segundo o Detran/RN, não há expectativa de adiamentos na data de implantação da resolução. “Até o momento, o Contran não mandou nenhum comunicado de revogação ou adiamento da mudança. A informação assegurada é de que o prazo definitivo é 1º de dezembro”, garantiu Márcia Marques.

Resolução do Contran
Mudanças na carga horária

Primeira Habilitação
45 horas de aulas teóricas 
25 aulas práticas de carro e/ou 20 aulas práticas de moto, sendo 20% da parte prática no período noturno

Adição de categoria B
20 aulas práticas de carro, sendo quatro no período noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Site recomendado:

Brasil

PARCEIROS DO BLOG - LEIA TAMBÉM

GeraLinks - Agregador de links

Restaurante em Santa Cruz,RN

Restaurante em Santa Cruz,RN
SAIBA mais clicando na imagem!