Colaboradores

Pesquisar este blog

ÁGUA DE CHEIRO

ÁGUA DE CHEIRO
Santa Cruz,RN


Clique aqui na imagem para acessar a Delegacia Virtual da Mulher.

Canaã Modas

Canaã Modas

29 de nov. de 2014

Máquina de corte automático da castanha de caju é lançada durante o 11º Caju Nordeste

Máquina de corte automático da castanha de caju é lançada durante o 11º Caju NordesteOs cajucultores do Nordeste vão conhecer, no município de Beberibe (CE), localizado a 82 quilômetros da capital Fortaleza, uma inovação para a cadeia produtiva do caju na região: uma máquina de corte semiautomático da castanha.

Ela permitirá o aumento da produtividade na cajucultura com baixo investimento, redução dos custos no beneficiamento das castanhas e melhoria das condições de trabalho, pois evita o esforço repetitivo e o contato direto das mãos com o líquido da castanha de caju (LCC), que é corrosivo. O equipamento, adquirido com investimento social de R$ 44,5 mil da Fundação Banco do Brasil, será lançado durante o 11º Caju Nordeste, que aconteceu de hoje,19 até o dia 22 deste mês.

A máquina de corte totalmente brasileira foi desenhada pela Central de Cooperativas de Cajucultores do Piauí (Cocajupi), junto com a Usinagem Santo Antônio, empresa sediada na cidade de Picos (PI). A cortadeira tem capacidade de produção de até uma tonelada de castanha e é mais indicada para o cajueiro do tipo anão precoce.

O Caju Nordeste é um seminário anual dedicado ao setor da cajucultura que possibilita aos agentes da cadeia produtiva do caju, especialmente os pequenos produtores rurais, o acesso às inovações tecnológicas e às oportunidades de negócios, que promovem o desenvolvimento regional. A Fundação BB apoia a realização do evento e será representada, na ocasião, pelo gerente do Banco do Brasil do município, José Vilmar Araújo.

Investimento social em Cajucultura

A Fundação BB investe na cadeira produtiva do Caju desde 2003. Foram mais de R$ 23 milhões aplicados em empreendimentos da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí. Os recursos foram destinados para a infraestrutura (em projetos de construção civil de minifábricas e instalação de equipamentos para beneficiamento da castanha), na aquisição de embaladores, veículos, implementos agrícolas, além de inovação, assistência técnica no campo, consultoria contábil, financeira e gerencial.

Esses investimentos foram realizados nas redes Central de Cooperativas Copacaju (COPACAJU), do Ceará; Cooperativa da Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia (Cooperacaju); Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável (COOPAPI), do Rio Grande do Norte; e na Central de Cooperativas de Cajucultores do Piauí (Cocajupi) - que reúnem diversas cooperativas singulares e transformam a realidade de vida das famílias, por meio do beneficiamento da castanha de caju.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Site recomendado:

Brasil

PARCEIROS DO BLOG - LEIA TAMBÉM

GeraLinks - Agregador de links

Restaurante em Santa Cruz,RN

Restaurante em Santa Cruz,RN
SAIBA mais clicando na imagem!